Sedução no discurso-Grabriel Chalita

7033 palavras 29 páginas
Pontifícia Universidade Católica
Fichamento do livro “A sedução no discurso” de Gabriel Chalita Matéria: Metodologia e Lógica Jurídica
Professora: Ila Barbosa Bittencourt
Turma: NC1
Curso: Direito
Aluno: José Lucas Aurelli Abdalla RA:00129660

São Paulo/13/08/2013

Introdução
Gabriel Chalita escreveu “A sedução no discurso” como tese de doutoramento em Semiótica no programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi uma obra aprovada com nota máxima, conseguindo mesclar os preceitos da Semiótica com os do Direito com excelência.
Chalita é dono de currículo invejável, dentre suas obras, merecem destaque ‘A essência do ser’, ‘Mulheres que mudaram o mundo’ e ‘O poder’. Transita com naturalidade e competência pela Filosofia, Semiótica, Literatura e Direito. Alcançou quatro títulos de pós-graduação antes dos 30 anos e foi mestre e doutor duas vezes cada.
O livro mostra o valor da persuasão para diferentes fatos cotidianos e o valor para os discursos em tribunais do júri. A arte do convencimento e da persuasão é realizada com maior eficácia com o uso da sedução no discurso. A sedução é utilizada nos discursos dos advogados e promotores de justiça, com a finalidade de procurar convencer os auditórios e os tribunais das premissas por eles defendidas. Para explicar o uso da sedução, o autor recorre a filmes contendo os pontos principais dos discursos jurídicos, como por exemplo ‘Tempo de matar’, ‘Filadélfia’, ‘Questão de honra’ e ‘Assassinato em primeiro grau’.
Chalita convence e seduz porque mantém fidelidade ao estudo e pesquisa. Através de sua pesquisa pode mostrar que o elemento essencial do discurso é a palavra. Saber como manejá-las e a melhor forma de expressá-las para posterior convencimento, persuasão e sedução é mostrado com maestria.

Capítulo 1
O direito de seduzir e a sedução no Direito
O autor começa o livro refletindo sobre a atividade dos praticantes do

Relacionados