Epop ia de Gilgamesh

2418 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
BACHARELADO EM HISTÓRIA

Cássio de Armas Alonso
Eduardo Terra Andrade
Gabriel de Moraes Siqueira
Karina Marques Gomes

PELOTAS, 2014
SEMINÁRIO: A SAGA DE GILGAMESH

Cássio de Armas Alonso
Eduardo Terra Andrade
Gabriel de Moraes Siqueira
Karina Marques Gomes

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de História da Antiguidade Oriental, do curso de Bacharelado em História, turno da tarde, da Universidade Federal de Pelotas, ministrado pelo professor Deivid Valério Gaia.

PELOTAS, 2014 Iniciaremos este seminário contando quem foi Gilgamesh e onde viveu, também sobre as escavações onde foram encontradas as tabuletas, faremos uma breve comparação da epopéia com a sociedade atual, e discutiremos qual a importância desse épico no mundo atual. Logo faremos uma descrição das 12 tabuletas e por fim uma comparação entre a versão babilônica do dilúvio com a versão de Noé.
Gilgamesh
Proclamarei ao mundo os feitos de Gilgamesh, esse foi o homem a quem todas as coisas foram conhecidas, o rei que conheceu os países do mundo, foi sábio, viu mistérios e conheceu coisas secretas e nos trouxe a história dos dias de antes do dilúvio. Gilgamesh fez uma longa viagem, lutou contra feras, ficou cansado e voltando a sua casa descansou, e em uma pedra gravou a história toda.
(http://adescobertadecadaum.blogspot.com.br/2012/09/escrita-na-sumeria-ha-5-ou-6-mil-anos.html)
Gilgamesh foi um rei semideus filho da deusa Ninsum, seu pai não se sabe ao certo dizem que era humano ou um fantasma, espírito ou demônio, na lenda Gilgamesh é descrito como 2/3 divinos e 1/3 mortal, quanto rei era soberano na cidade de Uruk, da antiga Suméria, localizada no sul da Mesopotâmia, ele foi o quinto rei e seu império durou cerca de 126 anos e governou por cerca dos séculos XXVIII a.C. e XXVII a.C.
As Tabuletas A versão mais completa das tabuletas data o século de VII A.C. e elas foram encontradas na

Relacionados