epistemologia

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Neste contexto e preciso a função da ética no tratamento legal da Deontologia da Administração publica Moçambicana.
Cidadãos de todo o mundo parecem estar a perder a confiança naqueles que são: responsáveis por tomar as decisões nos governos.
A media internacional vem divulgando escândalos de corrupção e ma conduta do horário publico e dos membros do governo, em particular nos países emdesenvolvimento.
Este facto esta a exigir uma clara e sólida determinação política no sentido de através de meios legais, definir a conduta, ética necessário e esperado de todos os agentes políticos e administrativos dos estados e da administração pública, oque enclui a indicação dos meios para cobrir seu desvios.
O ministério da administração e o responsável:
Pela preparação e divulgação dasnormas éticas e deontologia para funcionário público.
Pela atribuição de obrigatoriedade do seu estudo e observância por todos so funcionários e Pela aplicação de procedimentos disciplinares contra os infractores, nos termos da lei.
A ética na administração Publica e nas Organizações
Conceito da ética:
Ética
E a área da filosofia que se ocupa da moral e
Estuda os valores, na medida em que estesse relacionam com ma distinção entre o bem e o mal o certo e o errado, o honesto e o desonesto.
Valores
São referências abstractas de natureza moral, que orienta a conduta humana.
Ex: Reptidao, lealdade, inglutivismo, dignidade, honestidade, parcenomia, coperacao, fraternidade, activismo, liberdade, imparcialidade, dedicacao, entre outros.
Deontologia
E a área da ética que trata de moral nocontesto do trabalho, em outras palavras, trata do conjunto de valores que orientam o modo de ser, estar e agir dos profissionais no cumprimento de suas funções.
Esse resgate da ética só será possível na medida em que cada funcionário desenvolver essa consciência e dispor se a corajosamente espresala através de comportamento e atitude coerente.
CORTESIA DO MAL
Neutralidade e imparcialidade(respeito ao principio da igualdade jurídica de todos os cidadãos, ausência da descriminação atenção aos legítimos interesses e direitos dos cidadãos).
Integridade e responsabilidade (actuação pontuação pela vertical; idade, descrição, lealdade e transparência funcional, comportamento compatível com moralidade publica).
Competência e racionalidade (brilho, dedicacao, eficiência e melhoria permanenteda qualidade do desempenho profissional, utilização de meios idóneos em todos as situações).
Deveres dos funcionários para com os cidadãos
1. Qualidade dos serviços prestados: Consciência, vocação e postura de bem servir e satisfazer nas cidades dos cidadãos
2. Informação e cortesia: Prestação cordial e eficiência de informação e esclarecimento de que carece o cidadão, desde que não continuamatéria de segredo ou confidencialidade, responsabilizando se por prejuízos causados a terceiros por informação incorrecta.
3. Probidade: Não-aceitação de presentes, empréstimos, facilidades e a credibilidade na administração pública.

Revolução das normas da ética deontológica na administração pública.

A revolução 10/97
As normas éticas e deontológicas visam abranger um conjunto deobrigações e funcionários inerentes a ética profissional e social dos funcionários públicos, no exercício da sua actividade quer em actos de serviços ou fora deles e na vida particular, em todas aquelas actividades em que importe interfiram com a dignidade e prestígio do cargo exercido. As relações entre os funcionários e cidadãos deve ser dotado de valores, e veados a categorias de princípios pelosórgãos e instituições que representando. E através desses valores, que será criada nos cidadãos a indispensável confiança na administração publica.

Revolução 10/97
Indica como: - Interesse público (funções voltadas ao serviço do interesse publico e a satisfação das necessidades dum cidadãos, tem a ver com a razão da existência da administração publica, ou seja com missão).

Deveres dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epistemologia
  • epistemologia
  • epistemologia
  • Epistemologia
  • Epistemologia
  • epistemologia
  • Epistemologia
  • epistemologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!