Epis

Páginas: 4 (927 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
EPI - Equipamento de Proteção Individual
O Equipamento de Proteção Individual ou EPIs é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contrapossíveis riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivosassociados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitameliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não ofereceremcompleta proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do trabalhador, visando àmanutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.
É o caso deempresas que desenvolvem atividades insalubres e que o nível de ruído, por exemplo, está acima dos limites de tolerância previstos na NR-15. Neste caso, a empresa deveria pagar o adicional deinsalubridade de acordo com o grau de enquadramento, podendo ser de 10%, 20% ou 40%.
Com a utilização do EPI a empresa poderá eliminar ou neutralizar o nível do ruído já que, com a utilização adequada doequipamento, o dano que o ruído poderia causar à audição do empregado será eliminado.
A eliminação do ruído ou a neutralização em nível abaixo do limite de tolerância isenta a empresa do pagamento doadicional, além de evitar quaisquer possibilidades futuras de pagamento de indenização de danos morais ou materiais em função da falta de utilização do EPI.
Entretanto, é importante ressaltar que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epis
  • Epis
  • Epis
  • epis
  • EPIs
  • epis
  • epis
  • epis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!