Epideologia

583 palavras 3 páginas
EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO.

1) Como é o uso da epidemiologia no planejamento dos serviços sanitários?
Os sanitaristas (profissionais especializados em planejamento de ações de saúde pública) chamam esse conhecimento de diagnóstico de saúde. Mas, nesse caso, não se trata de diagnóstico de saúde ou doença numa única pessoa (como se faz nas consultas individuais em consultórios), mas do diagnóstico de saúde ou doença na população total de um determinado município ou bairro. Ou seja: um diagnóstico de saúde da comunidade como um todo. Ou, como também se diz diagnóstico de saúde coletiva. 2) Qual o principal objetivo da pesquisa descritiva?
Tem o objetivo de descrever as condições de saúde, investigar os fatores determinantes e avaliar o impacto das ações para alterar a situação de saúde. 3) O que significa etapa de “calibração” nos levantamentos epidemiológicos para diagnóstico de saúde bucal?
Calibração, na qual os diferentes examinadores são treinados para a interpretação o mais homogênea possível dos critérios e códigos adotados. A calibração propriamente dita nada mais é do que uma técnica de análise de discordâncias intra e entre examinadores para padronizar a interpretação dos critérios. A OMS preconiza uma "consistência aceitável" de 85 a 90% dos exames. Ou seja: aceita-se que, em 10 a 15% dos exames realizados, os examinadores não concordem quanto a uma condição encontrada, sem que isto invalide a aceitação estatística dos dados de um levantamento. 4) Quais as doenças de maior ocorrência na cavidade bucal, do ponto de vista da saúde coletiva?
Cárie dentaria periodontopatias, más-oclusões, câncer bucal fissuras lábios-palatais. 5) Qual o objetivo do estabelecimento de “metas” nos levantamentos epidemiológicos?
E quando se detecta a necessidade de execução de ações que ainda não são implantadas, anteriormente é feito o planejamento para que se possa garantir melhor funcionalidade e alcance das metas esperadas. E assim poder

Relacionados