Eolica

Páginas: 7 (1602 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CAMPUS SÃO MATEUS



Anderson Guimarães de Andrade






Energia Eolica








SÃO MATEUS
2014

Anderson Guimarães de Andrade









Energia Eolica


Seminário realizado pelo aluno Anderson Guimarães orientado pelo professor Aloisio da Matéria Maquinas Elétrica
Prof.: Aloisio



SÃO MATEUS
2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04
2 Processo ............................................................................…............................. 05
3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 10
4 ReferenciasBibliograficas...................................................................................... 11





















Introdução
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aero geradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, podeser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.

Neste trabalho serão abordados temas que falam da energia eólica, tais como seu funcionamento, tipo de maquinas elétricas utilizadas, prós e contras, assim como sua viabilidade.Desenvolvimento
1.1 Funcionamento de uma maquina eólica
O funcionamento de uma turbina eólica envolve vários campos do conhecimento, incluindo meteorologia, aerodinâmica, eletricidade, controle, bem como a engenharia civil, mecânica e estrutural.
O princípio de funcionamento baseia-se na conversão da energia cinética, (que é resultante do movimento de rotação causado pela incidência dovento nas pás do rotor da turbina) em energia elétrica. As pás das máquinas modernas são dispositivos aerodinâmicos com perfis especialmente desenvolvidos, equivalentes às asas dos aviões, e que funcionam pelo princípio físico da sustentação.
1.2 Conexão a rede elétrica
Geralmente a conexão é feita por meio dos seguintes dispositivos:
Conversor – equipamento eletrônico (composto porretificador, inversor...) que converte a energia gerada pela turbina, em geral AC de tensão e frequência variáveis, para níveis adequados à injeção na rede;
Transformador – equipamento elétrico que aumenta o nível de tensão gerado pelo conversor para a tensão da rede, da ordem de dezenas ou centenas de kV (linha de transmissão).
Os sistemas conectados à rede geralmente não são dotados de armazenamento deenergia (baterias), de forma que produzem energia somente quando existe disponibilidade de vento.





Tipos de Maquinas Elétricas:
MÁQUINAS COM DUPLA EXCITAÇÃO
Esse tipo de máquina é constituída por dois enrolamentos eletricamente conectados a fontes de tensão que suprem as corrente necessárias para a excitação da máquina. A principal desvantagem é a necessidade de comutadores ou anéis coletorescom escovas, exigindo constante manutenção.
Uma grande vantagem da máquina duplamente excitada é o fato de que ela pode trabalhar tanto em regime de motor como em regime de gerador. No presente trabalho, iremos estudar a Máquina Assíncrona Trifásica com Rotor Bobinado de Anéis Duplamente Alimentada funcionando em regime como gerador.
MÁQUINAS COM EXCITAÇÃO ÚNICA
Esse tipo de máquina é constituídopor um enrolamento eletricamente conectado a uma fonte de tensão que supre a corrente necessária para a excitação da máquina.
A esse grupo pertencem:
a) Máquinas CC de Ímã Permanente
b) Máquinas Síncronas de Ímã Permanente
c) Máquinas de Relutância
d) Máquinas de Histerese
e) Máquinas Assíncronas com Rotor de Gaiola

A máquina CC pode ser construída de duas maneiras: o enrolamento de excitação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eólica
  • EOLICA
  • eolica
  • Eólica
  • eólicas
  • Eolica
  • Eólica
  • Eolica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!