Monitoramento

Páginas: 9 (2206 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015

Sumário
1. Introdução
2. Monitoramento e de avaliação de projetos sociais
3. Projeto: Orientação e Apoio Sócio Familiar
4. Critérios de avaliação: eficiência, eficácia e efetividade nos projetos sociais
5. Software
6. Indicadores das políticas publicas
7. Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa
8. Considerações Finais
9. Referências Bibliográficas













Introdução
Para queas políticas sociais consiga alcançar as metas é preciso passar por um processo de planejamento, isso deixa claro, a importância da avaliação e do monitoramento, e a necessidade da elaboração de um plano.
A avaliação de todas as etapas da ação e do planejamento, e deve conter indicadores por meio das quais ela será monitorada e avaliada dessa forma possibilita correções e adaptações no curso doprojeto. É através das estratégias de ação e os indicadores escolhidos deverão mostrar como os objetivos propostos serão alcançados.
Nas últimas décadas no Brasil a discussão que envolve a avaliação das políticas sócias e as evidencias dos indicadores que expressam a questão social, com o quadro da pobreza estampada exige-se o debate sobre a gestão de benefícios e serviços que devem serimplantados pelas políticas sociais caracterizando um sistema de proteção.
Para o fortalecimento de um projeto e a garantia de sua implementação faz-se necessária à construção de um sistema de monitoramento e avaliação, que possibilita a mensuração de sua eficiência, eficácia e efetividade. Para isso o processo deve ser coletivo, transparente, e ter acompanhamento, informação além da realização de estudos,pesquisas e diagnostico a fim de contribuir para gestão desta política.
A importância da avaliação e julgar a partir de referencial de valores ela tem o papel de analisar criticamente o andamento do projeto e do serviço e tendo como base as informações produzidas pelo monitoramento. Já o monitoramento é observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades do uso de recursos e daprodução de resultado, ele deve produzir informações e dados confiáveis, e de vir a precisar subsidiar decisões de revisão do planejamento. O monitoramento e avaliação não só pode ter perspectivas de verificação de estatísticas, e expressões eficiência imediata, ela tem que ter um compromisso intencional com a transformação e a melhoria do público alvo. De acordo com o evidenciado, o projeto socialelaborado visa responder aos critérios de planejamento, execução, avaliação e monitoramento. Através do estudo o grupo pode perceber a importância do Monitoramento e a Avaliação dentro de um Projeto Social.


Após o termino da leitura e reflexão dos textos sugeridos (e entre outros), temos a seguir os principais pontos sobre as fases do monitoramento e da avaliação das políticas sociais. Seguetambém os principais passos para o desenvolvimento de um bom projeto social:
-O Monitoramento
Chama-se de monitoramento a atividade regular e sistemática de observar ações e coletar informações a respeito da execução de um projeto, podendo assim identificar possíveis desvios das ações programadas e ajudar no momento de avaliação e posterior tomada de decisões.
O Monitoramento ParticipativoConta com a participação dos diversos atores nas diferentes etapas do projeto. Podendo assim possibilitar a superação de alguns problemas presentes em metodologias de monitoramento não participativos. Neste tipo de monitoramento desenvolvido de forma participativa, ocorre o reconhecimento do papel central que tem a população local, através de sua cultura, conhecimento, costumes e etc. Isso aumentaa capacidade de registrar e analisar as condições locais.
- A Avaliação
Trata-se de um processo de verificação do desempenho do projeto na solução de um problema. A Avaliação visa determinar se os objetivos de um projeto foram ou estão sendo atingidos. É através da avaliação que são tomadas decisões para aprimorar as ações do atual, ou de futuros projetos.
Tipos de Avaliação:
Avaliação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • monitoramento
  • Monitoramento
  • monitoramento
  • monitoramento
  • monitoramento
  • Monitoramento
  • monitoramento
  • Monitoramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!