ENTREVISTA DO SHERBAN

1217 palavras 5 páginas
ENTREVISTA DO SHERBAN
PROFESSOR DO NUCLEO DA FUNDACAO DOM CABRAL ESTRATEGIA DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS
Sherban inicia a sua palestra falando sobre o gestor global que pode ser uma pessoa que pode estar em um departamento financeiro, de recursos humanos, na área jurídica, contábil todo e qualquer profissional que atua em uma empresa que tem presença em mais de um país e desenvolva essas características e as qualificações para operar em escala mundial. O que as empresas buscam hoje em uma atuação global é criar um valor internacional muito mais do que capturar valor que acontece quando se vende algum produto, quando o dinheiro entra no caixa é apenas uma conseqüência do valor.
Segundo Sherban, existem dois tipos de internacionalização de negócios que é quando a empresa está exportando ou praticando comércio exterior e existe a internacionalização da empresa que é quando a empresa tem subsidiária, tem uma presença física no exterior para comercializar, seja para produzir ou prestar serviços.
Existe um conceito na criação de valor que remete a questão econômica financeiro. Um dos valores que a empresa precisa criar é o valor do resultado econômico financeiro e assim mostrar que a empresa pode continuar investindo, remunerando o dinheiro colocado pelos empresários e continuar a pagar salários. O que as empresas buscam é ter um retorno desse investimento. Nenhuma empresa se estabelece no exterior por patriotismo elas vão buscar ter uma operação lucrativa no exterior para que elas possam recuperar o investimento.
Para esse tipo de empresa Sheban menciona que com tecnologia e processos a empresa vai atender outros desejos, outras necessidades de clientes em países num patamar de uma tecnologia muito superior que o Brasil e ela vai por si só competir no mercado internacional entrando num círculo virtuoso de uma inovação.Uma empresa que não se internacionaliza tem mais dificuldade de competir com aquela que se internacionalizou, então ir para o exterior é uma vantagem

Relacionados

  • Marcell hermann telles
    7687 palavras | 31 páginas
  • Ranking
    16696 palavras | 67 páginas
  • MWG
    25463 palavras | 102 páginas