Entreendimentos em geral

2676 palavras 11 páginas
O estudo da história da igreja cristã, especialmente no Brasil, têm provocado alguns estudiosos a observar e escrever sobre os problemas do protestantismo em nosso país, as perspectivas do movimento é discutido a necessidade de uma teologia tupiniquim. O professor Luiz Sayão, nos convida a fazer essa análise:

"É preciso pensar o protestantismo pau-brasil! Protestantismo do país pentacampeão, pentasecular, pós-pentecostal, perigosamente problemático, praticamente pós-moderno! Para pensar, em prolegômenos, o protestantismo principiante do principal país português, precisamos proferir palavras propriamente planejadas, previamente preparadas, pesquisando os períodos do protestantismo pau-brasil: partindo-se do pioneiro e principiante, e prosseguindo até o presente e pós-moderno. Possivelmente poderemos prosseguir pincelando o painel polimorfo protestante! Podemos prosseguir? Perfeitamente!"

Após as duas tentativas frustradas de implantação do Protestantismo no Brasil (no Rio de Janeiro, pelos calvinistas franceses em 1555 e no Nordeste brasileiro, pelos holandeses em 1630), podemos considerar o início efetivo do movimento a partir do século XIX, embora ainda restrito, devido à vinda da família real, fugida de Lisboa, atacada pelas tropas napoleônicas. Na ocasião, a Inglaterra, que escoltou os navios portugueses na viagem da família real, ganhou uma permissão restrita para promover cultos nos navios ancorados em portos brasileiros. Essa implantação ocorreu de duas formas, com o protestantismo de imigração (também chamado de protestantismo de colônia ou étnico e temos como exemplo os luteranos) e o protestantismo de missão (aonde o missionário vindo do exterior realizava a obra missionária, objetivando converter os brasileiros. Como exemplos temos os batistas, presbiterianos e congregacionais).

Outro marco do protestantismo no Brasil é a inserção do pentecostalismo que, didaticamente, foi classificado em três ondas: a primeira onda é chamada de pentecostalismo

Relacionados