ENTENDENDO A ORGANIZAÇÃO SOCIOESPACIAL DAS PEQUENAS CIDADES - SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS COMO APORTE EMPÍRICO.

1670 palavras 7 páginas
ENTENDENDO A ORGANIZAÇÃO SOCIOESPACIAL DAS PEQUENAS
CIDADES - SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS COMO APORTE EMPÍRICO.
SILVA, Flávia Gabriela Domingos¹;
SILVA, Daniela Helena ¹;
SILVA, Luan do Carmo da ¹;
CHAVEIRO, Eguimar Felício².
¹ Bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Geografia
² Tutor do Programa de Educação Tutorial de Geografia
Palavra-chaves: pequenas cidades - dinâmica socioespacial - urbanização.

Introdução
Os estudos sobre as cidades, no geral direcionam-se apenas para os grandes centros urbanos do país e do mundo, deixando de lado as pequenas cidades, por estas se encontrarem em outra dinâmica socioespacial. Desta forma, cabe aos pesquisadores destacar a complexidade e o dinamismo existentes nesses pequenos centro. Principalmente por as cidades brasileiras serem bastante diversificadas, o modo de vida em uma pequena cidade é bastante diferente dos grandes centros.
O processo de globalização tem intensificado a fragmentação do espaço e excluindo as áreas menos influentes nas redes de fixos e fluxos. Segundo
Santos (1980) estes espaços só aparecem como fornecedores daquilo que é propriamente seu quer seja mão de obra barata, matéria prima em abundância, cérebros eficientes ou qualquer outro produto que o mercado tenha necessidade de adquirir. Mas para a divisão do lucro o que acontece é o oposto, não compete às pequenas cidades participar de tal divisão.
O processo de urbanização brasileiro, assim como

nos países

subdesenvolvidos, ocorreu de forma desigual, em Goiás este processo concentrou expressiva quantia da população na Região Metropolitana de
Goiânia (RMG) e no entorno do Distrito Federal. Isto se deve a transferência da capital do estado para Goiânia e a construção de Brasília que atraíram grande contingente populacional.
Objetivo do trabalho
A presente pesquisa busca compreender a dinâmica do município de
Santo Antônio de Goiás, verificando as relações com os demais municípios da
RMG, como ocorre à construção

Relacionados