ENSIVO ENEM 2

6485 palavras 26 páginas
Nesta competência a prova do ENEM pede ao estudante compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. Dentre as quais você encontrará neste caderno:

menores e maiores; e a nomenclatura, que é o método de dar nomes aos tipos de seres vivos a serem classificados. Sua finalidade é mostrar níveis de parentesco entre os organismos, baseado na evolução.

Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos;
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.

No estudo dos seres vivos, notamos uma enorme biodiversidade, diferentes formas de vida com diferentes hábitats e complexos mecanismos de adaptações aos ecossistemas de nossa biosfera. Nas ciências, a classificação dos objetos, elementos químicos e dos seres vivos é feita para facilitar o estudo das diversas áreas do conhecimento, como a Biologia, a Química, a
Física, entre outras. Os seres vivos são classificados por meio de critérios preestabelecidos, isto é, usamos regras de classificação de acordo com a necessidade e com o sistema de classificação adotado. O conhecimento da organização microscópica das células trouxe subsídios para elaboração de diferentes sistemas de classificação. Assim, os sistemas de classificação dos seres vivos, desde a época de Aristóteles até os dias de hoje, sofreram muitas mudanças, o que caracteriza a taxonomia como uma ciência muito dinâmica no campo das ciências biológicas.

Karl Von Linnaeus

Relacionados

  • Livro Imposto de Renda
    370457 palavras | 1482 páginas
  • asdf
    415982 palavras | 1664 páginas