Os Efeitos da Gin stica Laboral nos Trabalhadores da Cer mica Indiava ega

2477 palavras 10 páginas
Os Efeitos da Ginástica Laboral nos Trabalhadores da Cerâmica Indiavaí.

SANTOS, Hemerson Henrique dos. Os Efeitos da Ginástica Laboral nos Trabalhadores da Cerâmica Indiavaí. 2009. 43p. Monografia de Conclusão de Curso de Educação Física. Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga – MT. 2009.

INTRODUÇÃO

A preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores no Brasil tem sido alvo de constantes reflexões e sempre novas pesquisas comprovam a eficácia da Ginástica Laboral para a melhoria das condições de vida e trabalho desses sujeitos. No decorrer dos anos a Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento para a melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo certo tipos de problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.
Pensando nisso nos deparamos com um problema que assim se apresenta: Em que aspectos a ginástica laboral poderia dar aos trabalhadores da Cerâmica Indiavaí uma melhor qualidade de vida? Tentando descobrir essa reposta nos perguntamos quem eram os sujeitos que lá trabalhavam? Quanto tempo por dia trabalhavam? que postos ocupavam e em que condições? Como poderíamos melhorar o seu dia-a-dia no trabalho?. Indagando e concluindo a essas questões responderíamos ao nosso objetivo geral que era descobrir os benefícios que a GL traria aos trabalhadores da Cerâmica Indiavaí.

QUADRO TEÓRICO.

Qualidade de vida

A qualidade de vida está ligada a um conjunto de condições em que o individuo se encontra, e seus significados podem ser diferenciados levando em conta faixas etárias especificas em uma sociedade. Por exemplo; sabemos que, para pessoas que executam diferentes atividades físicas, as exigências de condições físicas idéias, também são diferentes, pois os significados relacionados à qualidade de vida dependem de suas expectativas de vida; sentimentos e objetivos delineados pela experiência vivida próprios da espécie humana.
A qualidade de vida depende

Relacionados