Ensino Religioso-Capacitação para o novo milênio- O Ensino Religioso no cotidiando da sala de aula

1115 palavras 5 páginas
FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA

CURSO DE PEDAGOGIA – 4º PERÍODO

DISCIPLINA: Metodologia e Prática do Ensino Religioso

PROF: Msc Marilda de Fátima Duarte Varison DATA ENTREGA: 25/10/2013

MODALIDADE DE TRABALHO: Síntese do caderno 12 – Ensino Religioso- Capacitação para o novo milênio - O Ensino Religioso no cotidiano da sala de aula.

A relação entre professor e aluno deve ser de igual para igual no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, a educação não é uma transmissão de conhecimento e sim uma troca entre ambos, sendo assim alunos e professores trabalham juntos na conquista do conhecimento.
Muitas vezes se tem a imagem da sala de aula como um espaço dividido em metades, uma ocupada pelo professor que sabe e a outra pelos alunos que não sabem já não se pode manter essa postura de ensino ‘’tradicional’’, pois o saber coloca professores e alunos em patamares diferentes, mas a vida os coloca em patamares iguais, sendo assim nessa relação entre professor, aluno e conhecimento as vias de acesso passam por outros meios, não apenas pelo caminho da racionalidade, elas contemplam também o afetivo e o intuitivo, os aspectos emocionais são tão relevantes quanto os cognitivos.
No processo de conhecimento ’’A realidade exterior se faz presente no interior do sujeito, do pensamento. A realidade deixa de ser uma incógnita e passe a se tornar algo compreendido, translúcido’’, ou seja, o que a pessoa já sabe (conhecimentos prévios) se torna importante sobre o novo conhecimento apresentado (no caso a escola, o conhecimento ou a informação cientifica), através da analise e da reflexão o aluno então constrói um novo conhecimento.
O conhecimento científico é mais concreto, já o conhecimento religioso passa pelo simbólico e imaginário, a construção do conhecimento religioso se faz a partir do ensino religioso, na escola o E.R, passa pela metodologia de decodificação sendo interpretar, analisar e entender ‘’ a luz da razão humana, analisando questões

Relacionados