Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
FACULDADE AVANTIS
(Credenciada pela Portaria MEC nº 4.028,
Publicada no D.O.U. de 31/12/2002)

RESENHA DO TEXTO ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DEENSINAGEM

Anderson Felisbino Santana
Faculdade AVANTIS
Curso de Complementação Pedagógica
Disciplina – Educação, Trabalho e Cidadania
18/09/2011

O texto trata da alteração que vemsofrendo a forma tradicional de educação, mostrando as novas formas no processo de se ensinar, fazendo com que o alunos passem a apreender e não apenas aprender o conhecimento gerado pelos conteúdosministrados.
Ensinar: não é apenas apresentar ou explicar um conteúdo, satisfazer as dúvidas dos alunos e aplicar exercícios para fixação, mas sim, apresentar um conteúdo fazendo que o aluno tenhacondições de apropriar-se do conhecimento esperado para prosseguir seu caminho escolar.
Aprender e Apreender: aprender – tomar conhecimento, reter na memória. Apreender – assimilar mentalmente, entender,compreender. Ação conjunta de fazer aulas.
Processo de ensinagem: engloba ações de ensinar e apreender. Construir o conhecimento com ações realizadas dentro e fora da sala de aula. Fazer o aluno tomargosto pelo que está sendo ensinado. Professor prepara e dirige as atividades, levando os alunos a desenvolver e elaborar um sistema de conhecimento. Vencer a simples memorização. O aluno deverefletir quantas vezes forem necessárias para apropriar-se do conhecimento objetivado pelo professor.
O movimento necessário: inicialmente predominava a aula expositiva. O processo de ensino deveria serestruturado em passos para alcançar o conceito final. Atualmente as orientações não se referem aos passos, mas aos movimentos que devem ser construídos.
O movimento e o método dialético: a visão doconhecimento resultante da lógica que o fundamentou, seja formal ou dialética, posiciona o professor como investigador ou docente principalmente se não houver clara consciência. Com o progresso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSO DE ENSINAGEM
  • Resenha do texto ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem
  • Resenha critica do artigo – ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem
  • O PROCESSO EDUCATIVO ENTRE ENSINAR E APRENDER
  • PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM: APRENDER E ENSINAR
  • Aprender a ensinar, ensinar a aprender
  • AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER.
  • Aprender é ensinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!