Ensaios mecanicos

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA




WILLIAN ALBERTO AMARO MARCHIOLI



RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO 01/2012













PONTA GROSSA
2013
WILLIAN ALBERTO AMARO MARCHIOLI





RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO 01/2012






Relatório Técnico Científico apresentado à ProfessoraMestre Sandra M. K. Tramontin, do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica, 3º período, na disciplina de Ensaios Mecânicos.











1. Objetivo:

Avaliar a dureza de peças em relação ao que foi pedido pelo cliente.

2. Revisão Teórica :


2.1 Dureza Rocwell

Este ensaio recebeu esse nome por ter sido proposto primeiramente pela indústria Rockwell, dos Estados Unidos,por volta de 1922, este tipo de ensaio de dureza é o mais comumente utilizado, pois são simples de serem feitos e não necessitam de habilidades específicas.
Este tipo de ensaio utiliza-se da profundidade da impressão causado por um penetrador sob a ação de uma carga. Varias escalas podem ser utilizadas levando em conta a pré-carga utilizada e os vários tipos de penetradores, o que permite que todosos tipos de metais possam ser ensaiados. Os penetradores incluem esferas de aço endurecidas com diâmetros entre 1,588 a 12,70mm, e um penetrador cônico de diamante utilizado nos ensaios de materiais mais duros.








2.1.1 Leitura da Dureza Rockwell no Equipamento:



A leitura do grau de dureza é feito diretamente num mostrador, figura 1, acoplado na máquina de ensaios de acordocom uma escala que é pré-determinada, adequada a faixa de dureza do material ensaiado.
Quando esta utilizando o penetrador esférico, figura 3 faz se a leitura do resultado da dureza na escala vermelha, quando se usa o penetrador cônico de diamante faz-se a leitura da dureza do material na escala preta.
O valor indicado na escala é a Dureza Rockwell, esta dada pela profundidade que o penetradoralcançou no material, subtraída a recuperação elástica do material ensaiado.


A leitura do grau de dureza é feito diretamente num mostrador, figura 1, acoplado na máquina de ensaios de acordo com uma escala que é pré-determinada, adequada a faixa de dureza do material ensaiado.
Quando esta utilizando o penetrador esférico, figura 3 faz se a leitura do resultado da dureza na escala vermelha,quando se usa o penetrador cônico de diamante faz-se a leitura da dureza do material na escala preta.
O valor indicado na escala é a Dureza Rockwell, esta dada pela profundidade que o penetrador alcançou no material, subtraída a recuperação elástica do material ensaiado.


Figura 2-Exemplificação do processo de penetração.
Fonte: Apostila Telecurso 2000 Ensaios de Materiais.

A escala domostrador, figura 1, tem sua construção de tal modo que uma impressão profunda no corpo de prova corresponde a um valor baixo na escala, uma impressão que seja rasa corresponde a um valor alto na escala. Desse modo quando se indica na escala um valor muito alto, quer dizer que o material ensaiado é de alta dureza, esse pensamento serve também para quando se tem uma indicação na escala muito baixa,quer dizer que o material é de baixa dureza.

2.1.2 Tipos de Penetradores:
Os penetradores como citado anteriormente podem ser do tipo esférico ou cônico, figura 3, no caso dos esféricos em sua maioria são de aço temperado, e os cônicos são confeccionados em diamante com conicidade de 120º.


Figura 3-Exemplificação de penetradores utilizados na Dureza Rockwell.
Fonte: Apostila Telecurso2000 Ensaios de Materiais.






2.1.2 Processo:
A superfície da peça a ser testada deve estar limpa e seca, plana e perpendicular ao penetrador, como demostrado da figura 4, no momento de aplicação da carga a peça não pode sofrer impacto. Para materiais desconhecidos deve-se partir de escalas mais altas, para se evitar eventuais danos ao penetrador, posteriormente seguindo para escalas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaios mecanicos
  • Ensaios Mecânicos
  • ensaios mecanicos
  • Ensaios Mecânicos
  • Ensaios Mecanicos
  • Ensaios mecanicos
  • Ensaios Mecanicos
  • ensaios mecanicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!