EnioPadilha 100 Mixmarketing

1968 palavras 8 páginas
Ênio Padilha – Mix de Marketing
PADILHA, Ênio. Mix de Marketing. In____ Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
5 ed. Balneário Camboriú: EPPE, 2004. cap. 4, p. 53 – 56.

Mix de marketing ou composto mercadológico é uma expressão muito usada em marketing. Está em praticamente todos os livros e manuais sobre o assunto. Você mesmo já deve ter ouvido falar nisso algumas vezes.
No entanto, a imensa maioria das pessoas não sabe o seu exato significado. Muita gente (talvez até você mesmo), se tiver que responder à pergunta "o que é mix de marketing?" vai responder mais ou menos o seguinte: "Mix de marketing é a composição de canais de comunicação utilizados por uma empresa para se apresentar ao mercado. Por exemplo: 10% via televisão, 30% no rádio, 25% em jornais, 15% em outdoors e
20% através de outras mídias alternativas. É, em última análise, o conjunto de todos os tipos e meios de publicidade e propaganda utilizados por uma empresa".
Resposta errada! Mas porque será que tanta gente pensa assim?
Simples. Marketing lembra propaganda. E muito pouca gente imagina que marketing seja um assunto complexo, tão cheio de interdisciplinaridades.
Então, pronto. Está feita a confusão: falou marketing, lembrou propaganda. E, nessa linha de raciocínio, Mix de marketing, obviamente, é mix de propaganda. Não parece lógico?
Parece. Mas não é. E neste capítulo nós vamos tentar esclarecer esse assunto pra você.
Comecemos pelo começo: Marketing não é, por mais que muita gente pense, APENAS propaganda, publicidade, divulgação, comunicação... enfim, um conjunto de coisas que dizem respeito à PROMOÇÃO do produto ou da organização.
É muito, muito mais!
Esqueça quase tudo o que você "sabe" sobre o assunto. Sem querer ser arrogante ou prepotente posso afirmar, sem medo de errar, que mais de 90% de tudo o que se escreve em jornais e revistas sob o título "MARKETING" é, na verdade alguma coisa sobre propaganda, publicidade, vendas, comunicação, negociação...
Quase todos os gerentes,

Relacionados