Enhenheior civil

4500 palavras 18 páginas
Trabalho e formação do engenheiro
Ilustração: Vanessa Hamazaki Silva
R. bras. Est. pedag., Bra sília, v. 81, n. 199, p. 491-500, set./dez. 2000.492 R. bras. Est. pedag., Bra sília, v. 81, n. 199, p. 491-500, set./dez. 2000.
Discute a atuação e qualificação do engenheiro a partir das mudanças ocorridas no cenário sociopolítico-econômico.
Discute a formação do engenheiro recuperando alguns tópicos da história do ensino de
Engenharia no Brasil e faz uma incursão no estudo do currículo dos cursos de Engenharia.
Apresenta também resultados de pesquisa em fábricas montadoras quanto à atuação e novas exigências qualificacionais do engenheiro. Introdução
Este artigo tem como objetivo discu- tir o novo perfil do engenheiro, no interior das organizações, a partir das mudanças ocorridas no cenário sociopolítico-econô- mico, principalmente na década de 90, e que impactuaram profundamente as rela- ções de trabalho e o ensino de Engenha- ria nas universidades.
A qualificação do trabalhador tem sido objeto de estudo da Sociologia do Traba- lho, uma vez que este, num ambiente de rápidas transformações, se vê diante do desafio de atualizar-se permanentemente.
Sociólogos, educadores e profissionais de recursos humanos das empresas procuram entender quais são os parâmetros e as ân- coras dos processos de mudanças que afe- tam o emprego, a qualificação para o tra- balho e a educação tecnológica.
As mudanças ocorridas na organização do trabalho passaram a utilizar, em maior escala, o componente intelectual do traba- lhador, em detrimento do componente físi- co-manual. Dessa forma, articula-se uma nova base técnica com a lógica sistêmica de organização da produção e formas participativas de atuação. O engenheiro, nesse contexto, ocupa posição estratégi- ca, assumindo responsabilidades de gerenciamento de pessoas e processos que lhe exigem conhecimentos humanos e so- ciais somados àqueles de cunho puramen- te técnicos. Os cursos

Relacionados