Engenhharia

553 palavras 3 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – FATEC-SP

NOME: | FELIPE S. OLIVEIRA | MATRÍCULA: | 08105152 |

AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS * Características:
Os aços inoxidáveis ferríticos são estruturalmente simples, formados principálmente de ferro alfa e cromo, possui uma com pouca adição de outros elementos de liga, com destaque ao carbono e o nitrogênio.
Sua estrutura cristalina e Cúbica de Corpo Centrado (CCC), eo carbono e nitrogênio se apresentam como elementos intersticiais e precipitados de cromo.
Nas ligas puras de ferro e cromo, para teores até 13% e em temperaturas de 900 a 1200°C ocorre mudança e fase e presença de austenita, formando uma composição bifásica, conforme adicionamos elementos de liga, este campo pode aumentar.
O grande problema da formação de austenita, é que esta após aquecimento e resfriamento rápido, tende a formar martensita, assim fazendo o material perder dutilizade e tenacidade. Sabendo que alguns elementos são estabilizantes de austenita como Manganês e Níquel, o aço fica com estrutura bifásica a temperatura ambiente, não caracterizando mais um aço inoxidável Ferrítico e sim um Duplex.
Assim concluímos que para teores de Cromo acima de 13% em ligas puras e maiores pra outras ligas teremos um aço inoxidável Ferrítico sem tendência a formação de austenita em altas temperaturas.
Uma característica destes aços também a transformação magnética em ligas com teores de cromo entre 45 e 50% formando a fase σ – isto é um composto duro e não magnético que gera perda de dutilidade e formação de precipitados, a temperatura crítica para formação desta fase é de 470°C.
Outras características destes aços são: a granulação homogênea, são ferromagnéticos e não são endurecidos por tratamento térmico. * Soldabilidade:
Estes aços possuem grãos homogêneos até determinada temperatura, acima desta temperatura o crescimento de grãos é de ordem exponencial, pode-se adicionar alguns elementos de liga para controlar o crescimento de grão, um destes

Relacionados

  • GERADOR DE VAN DER GRAAFF
    1914 palavras | 8 páginas
  • teste
    45855 palavras | 184 páginas