Engenheira Civil

Páginas: 14 (3453 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013




SONDAGEM ROTATIVA



Trabalho avaliativo do 1º bimestre do 9º semestre para a matéria de Fundações do curso de Engenharia civil, campus OS, Universidade Anhanguera/ UNIBAN.



Orientador: Sérgio Braz




Osasco
Abril 2013
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo fornecer conhecimento sobre as normas/ processo de sondagem rotativa, de acordo com a instrução normativa – 07,alem de tipos de equipamentos, métodos de execução, interpretação de resultados obtidos pela execução da sondagem e interpretar estas informações d maneira clara para o cliente final.

SUMÁRIO






REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Definição
Sondagem Rotativa é um método de investigação geológico-geotécnica que consiste no uso de um conjunto moto mecanizada, com finalidade de obter amostras demateriais rochosos, continuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante.

Identificação
As Sondagens Rotativas serão identificadas pela sigla SR, seguida de numero indicativo. Em cada obra o numero indicativo deve ser sempre crescente, independentemente do local, fase ou objetivo dasondagem. Quando for necessária a execução de mais de um furo num mesmo ponto de investigação, os furos subsequentes terão a mesma numeração do primeiro, acrescida das letras A, B, C, etc.
O processo de perfuração por circulação de água, associado aos ensaios penetrométricos, deve ser utilizado até onde se obtiver, nesses ensaios, uma das seguintes condições de acordo com a NBR 6484:
a) quando, em 3 msucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador-padrão;
b) quando, em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador-padrão; e
c) quando, em 5 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para a penetração dos 45 cm do amostrador-padrão.
 NBR 8036/1983 - no seu item 4.1.1.2 as sondagens devem ser, no mínimo, de uma, para cada 200m²de área. Entre 1200m² e 2400m² deve-se fazer uma sondagem para cada 400m² que excederem a 1200m². Acima de 2400m² o número de sondagens será fixado de acordo com o plano particular da construção.

Equipamentos e Ferramentas
A firma empreiteira deve fornecer equipamentos, acessórios e ferramentas para execução de sondagens que atendam a programação e especificação estabelecidas no contrato deserviço.
O equipamento padrão deverá constar de tripé, sonda rotativa, bomba d’água, guincho, ferramentas, revestimentos, hastes, coroas e barrilhetes nos diâmetros especificados e demais materiais necessário à execução de sondagens rotativas, além do equipamento exigido para sondagens à percussão, conforme especificado no item 3 da Instrução normativa 06/94 – Sondagem a Percussão.
O equipamentodeverá constar de barrilhetes simples, duplo-rígido e duplo-livre, nos diâmetros indicados, providos de coroa de widia e diamante com saída d’água convencional.
Barrilete duplo livre: É constituído por dois tubos existindo um sistema de rolamentos entre as partes da cabeça do barrihete onde os tubos são rosqueados. Desta forma, enquanto o tubo externo gira com a coluna de perfuração, o tubointerno permanece estacionário ou gira lentamente. O testemunho fica protegido do atrito com a parede do barrilete e o contato do testemunho com o fluído de circulação se dá entre a extremidade do tubo interno e a face da coroa;
Barrilete duplo-giratório: Barrilete de alta recuperação que possui um prolongador do tubo interno, designado caixa de mola. A extremidade do prolongador fica bem próxima daface da coroa, reduzindo consideravelmente o contato do testemunho com o fluído de circulação;
Barrilete triplo: Barrilete de alta recuperação que possui um terceiro tubo, interno ao tubo interior, destinado a armazenar e proteger o testemunho;
Barrilete de tubo interno retrátil: Barrilete de alta recuperação com dispositivos especiais que permitem a retirada do tubo interno, portador do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • engenheira civil
  • engenheira civil
  • Engenheira civil
  • Engenheira Civil
  • Engenheira civil
  • Engenheira civil
  • Engenheira civil
  • engenheira civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!