engenharia

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA
5° PERÍODO







FONTE DE TENSÃO REGULADA







JÔNATHAS TADEU DA SILVA SOUZA
LUCAS GENEROSO DE ALCÂNTARA
Relatório apresentado à disciplina de Laboratório de Eletrônica do Curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas
Professor orientador:Lideir Viana Junior




Poços de Caldas
3 de novembro de 2014
SUMÁRIO

1 Introdução 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.A) Matérias e Métodos 4
2.B) Procedimentos 6
2.C) Conclusão 7
3 datasheet 1n4007 8
4 datasheet lm7812 10
5 REFERÊNCIAS 15


1 Introdução

A fonte de Tensão Regulada é um circuito eletrônico projetado para proporcionar uma tensão continua pré-determinada independente dacorrente de saída, da temperatura ou de quaisquer variações da tensão da rede CA de alimentação de entrada. Ao se projetar fontes de alimentação deve se lembrar dos vários fatores e características que englobam não só a
utilização destas, mas também seu funcionamento. Como características de utilização, a fonte deve possuir: estabilidade, imunidade ao ruído, proteções etc.
Em relação aofuncionamento deve se avaliar a dissipação de calor, espaço consumido, fornecimento de uma tensão continua sempre fixa para qualquer valor de carga que vai ser alimentada, entre outros.
Nosso objetivo é elaborar uma fonte regulada de tensão contínua (DC) com base nas informações fornecidas e estudadas em sala de aula, sendo esta alimentada por uma tensão alternada (AC) de 127V, que forneça tensão para onosso circuito, com saída de 12V.
2 DESENVOLVIMENTO
a) MATÉRIAS E MÉTODOS
Para a elaboração e construção do projeto proposto, tivemos que dominar os conceitos sobre transformadores, diodos, led, capacitores e controladores de tensão.
Iniciaremos conceituando sobre os componentes utilizados:
Transformadores: O Trafo ou transformador pode ser considerado a máquina elétrica responsável porrealizar a transformação da energia elétrica proporcionando a redução ou elevação da tensão elétrica alternada. Podemos observar a aplicação desta máquina elétrica em sistemas de redução da tensão em circuitos eletrônicos presente em diversos equipamentos. A relação entre a tensão de entrada e número de espiras no enrolamento do primário é proporcional ao secundário. No nosso caso utilizaremos umtransformador da ordem de 10:1, ou seja, com uma tensão de entrada de aproximadamente 180Volts Pico e saída de 18Volts Pico, com uma corrente de 400mA.
Diodo: é um componente eletrônico de dois terminais, que conduz corrente elétrica preferivelmente em um só sentido, bloqueando a sua passagem no sentido oposto. Esse comportamento unidirecional é chamado retificação, sendo utilizado para convertercorrente alternada em corrente contínua. Em nosso caso utilizaremos os diodos 1N4007 para a construção da ponte retificadora conforme descrito no anexo datasheet (pág.8).
Capacitor: é um componente eletrônico muito utilizado em circuitos elétricos que é constituído por duas placas condutoras chamadas de armaduras, entre as quais existe um material isolante denominado dielétrico. Existem capacitoresesféricos, cilíndricos, planos, e vários outros tipos de capacitores, no entanto eles desempenham a mesma função, que é a de carregar e descarregar cargas elétricas. Os capacitores são empregados nos mais variados circuitos elétricos e desempenham sempre um papel muito importante, que é o de armazenar cargas elétricas para depois descarregá-las em um determinado momento específico. Eles sãoutilizados, por exemplo, em circuitos retificadores como filtro para diminuir a tensão de ripple deixado pela ponte retificadora. Em nosso projeto utilizaremos dois capacitores de poliéster conforme recomendações do fabricante do CI regulador de tensão no anexo datasheet (pág.10). O outro capacitor a ser utilizado deve ser eletrolítico, e calculado conforme a expressão abaixo:
C= ___Vp_ = __...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!