Engenharia

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2013
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL




INDUÇÃO MAGNÉTICA GERADA POR UMA
CORRENTE ELÉTRICA NUM CONDUTOR RETILÍNEO
ROTEIRO 09





PROFESSOR ORIENTADOR: EVANDRO
TURMA: D



GUILHERME GUIMARÃES DE CARVALHO – 212 77 154
LUAN ALVES OLIVEIRA – 212 77 112







22 – 08 – 2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 32. OBJETIVOS GERAIS 7
3. MATERIAIS NECESSÁRIOS 7
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8
5. CONCLUSÃO 11
REFERENCIAS 12




































1. INTRODUÇÃO

1.1. Indução Magnética

A indução magnética que age em condutores percorridos por corrente, em um campo magnético, é muito importante, e através de seu conhecimento podem-se explicar osfenômenos magnéticos. Cargas elétricas em movimento originam campo magnético. Estando a carga elétrica em movimento em um campo magnético, há uma interação entre esse campo e o campo originado pela carga.
Ao nos depararmos com um problema que envolve o campo magnético gerado por uma corrente elétrica, geralmente encontramos dificuldades para determinar a direção e o sentido do vetor indução .De acordo com o Experimento de Oersted, ao se colocar uma bússola próxima a um fio percorrido por uma corrente elétrica, a agulha dessa bússola sofre um desvio. Assim, Oersted concluiu que, a exemplo dos imãs, toda corrente elétrica gera, no espaço ao seu redor, um campo magnético.
A forma mais fácil para se determinar essa direção e sentido é a utilização da regra da mão direita.

O polegarestá indicando o sentido da corrente elétrica que está atravessando o fio, enquanto os demais dedos estão dobrados envolvendo o condutor em uma região onde seria colocada a bússola. Observamos aqui que os dedos indicam o giro do polo norte da agulha da bússola.
Esse sentido é o mesmo do vetor indução magnética , gerado pela corrente elétrica.
1.2. Leis fundamentais da indução magnética

Aoiniciarmos o estudo da indução magnética, observamos que em 1531
Michael Faraday, descobria o princípio da indução magnética pelo qual uma variação do campo magnético produz um campo elétrico, induzindo corrente elétrica em materiais condutores.
Contudo, segundo a lei de Lenz, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o campo magnético que ela gera se opõe à variação do fluxo magnéticoque a produziu. Matematicamente, a lei de Lenz é expressa pelo sinal negativo que aparece na expressão matemática da Lei de Faraday. Para entender o conteúdo da lei de Lenz pode-se considerá-la no contexto da atividade proposta com a lei de Faraday.
Logo, este trabalho apresenta a observação experimental da lei de Lenz, onde toda vez que aproxima de um fio condutor a um campo magnético, cria neleuma corrente elétrica, denominada corrente induzida.
Esta experiência será realizada em quatro etapas, sendo que realizaremos a indução de corrente elétrica em bobina circular por meio de um campo magnético natural, aplicaremos a regra da mão direita na bobina circular e observar as polaridades realizará também a interação entre o campo magnético artificial da bobina com o campo magnéticonatural do imã. Por fim, calcularemos o campo magnético gerado pela bobina circular e comparar o resultado com o campo magnético terrestre.
Assim, O fato expresso na lei de Lenz, de que qualquer corrente induzida tem um efeito que se opõe à causa que a produziu, é uma realização, nesse contexto, do princípio de conservação da energia e este trabalho pôde demonstrar essa atividade física.

1.3.Fluxo de Indução

Para que se entenda o que é, e como se origina a indução magnética é necessário que definamos uma grandeza física chamada fluxo de indução magnética. Esta grandeza é vetorial é simbolizada por Φ.
Mesmo que haja fluxo de indução magnética sobre qualquer corpo, independente de sua forma ou material vamos defini-lo apenas para o caso particular de uma superfície plana de área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!