engenharia

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
- Introdução
.Nesta parte do curso, estudamos alguns tipos de fontes de tensão que foram mostradas em laboratório através de circuitos experimentais. Usamos as teorias dos componentes estudadosanteriormente tais como resistores, capacitores, diodos e outros semi-condutores.
.No estudo sobre fontes de tensão, estudamos algumas teorias do funcionamento de transformadores além de suas aplicaçõese a forma de ligação. Estudamos mais a fundo o diodo zener e sua função de estabilizar a tensão além de conhecer seu funcionamento na prática através dos circuitos experimentais e ainda estudamos ocapacitor funcionando como filtro capacitivo através de teoria e prática. Ao final, associamos todos os conhecimentos adquiridos para estudarmos as fontes montadas em protoboards no laboratório..Entendemos nesse estudo, a transformação de corrente alternada da rede elétrica para a corrente contínua que alimenta os circuitos sem o risco de danificar componentes, através do estudo da função de cadacomponente da fonte e da analise do circuito e do que ocorria nele.
2 - Transformador
.O transformador é um componente de grande importância na área elétrica e eletrônica por poder ser aplicado nosmais diversos circuitos com as mais diferentes limitações.
.Existem dois tipos de transformadores, os elevadores e os abaixadores. Na verdade o funcionamento é o mesmo, o que muda é só a relação deespiras. O transformador é dividido basicamente em dois enrolamentos, o primário e o secundário e cada um deles possui um certo número de espiras (uma espira equivale a uma volta de um fio de cobre noenrolamento).
A relação é feita basicamente da seguinte forma, se o enrolamento primário possuir mais espiras do que o secundário, este é um transformador abaixador, ou seja, este transformadorrecebe uma tensão elevada que ao passar pelo enrolamento primário, induz uma corrente no enrolamento secundário com baixa tensão que a partir daí alimenta o circuito. Ao contrário, o transformador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!