Criptogradia

Páginas: 2 (345 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
História da Criptografia
Desenvolvida por Arthur Scherbius em 1918, a Enigma levantou um grande interesse por parte da marinha de guerra alemã em 1926, quando passou a ser usado como seuprincipal meio de comunicação e ficaram conhecidas como Funkschlüssel C.

graphic
Máquina Enigma – Versão da Marinha
Em 1928, o exército elaborou sua própria versão, a Enigma G, e passou a serusado por todo o exército alemão, tendo suas chaves trocadas mensalmente.
A máquina era elétrico-mecânica e funcionava com rotores (primeiramente com 3 e depois com até 8 rotores). Ao pressionaruma tecla, o rotor mais da esquerda avançava uma posição, o que ocasionava a rotação dos outros rotores da direita. Esse movimento contínuo dos rotores ocasionava em diferentes combinações naencriptação.
A codificação de uma mensagem criptografada pela Enigma era considerada impossível na época (já que para tal, seria necessário uma alta força bruta computacional).
A título de curiosidade, osAliados só conseguiram decifrar os códigos da Enigma graças ao roubo de uma dessas máquinas, e que com graças à engenharia reversa, foram construídas máquinas capazes de ler e codificar os códigosalemães, os Colossus.

graphic
Colossus

A Enigma acabou por gerar diversos descendentes, tais como a Typex, a SIGABA e a M- 134-C, que apesar de serem semelhantes à Enigma em seus princípiosbásicos, eram muito mais seguras.
A criptografia passou a ser usada em larga escala por todas as ações, principalmente em épocas de guerra, tal como durante a Guerra Fria, onde Estados Unidos eUnião Soviética usaram esses métodos a fim de esconder do inimigo suas ações e movimentações, criptografando-as e impedindo que outros que não possuíssem a chave pudessem ler, forçando-os a usardiversos métodos para quebrar os códigos de criptografia.
Depois disso surgiram diversos tipos de criptografia, tais como a por chave simétrica, por chave assimétrica e por hash (podemos citar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!