engenharia

Páginas: 13 (3126 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
Fluido de Freio 1.2013.0001456354

Responsável pela transmissão de pressão gerada no cilindro mestre para os freios das rodas.
O fluido de freio é um composto sintético ou semi-sintético indispensável ao processo de frenagem do veículo. Suas principais características são a capacidade de não se comprimir e a de absorver água.
Quando o motorista pisa no pedal de freio, o fluido atua nalinha hidráulica e aciona as sapatas / pastilhas de freio, executando a frenagem do veículo.
Além disso, também funciona como lubrificante e previne a corrosão de peças de todo o sistema.
O sistema de freios trabalha em altas temperaturas, por isso os fluidos têm elevados pontos de ebulição.
Como o sistema pode absorver a umidade do ambiente, o ponto de ebulição do fluido tende a baixar com opassar do tempo, permitindo a formação de bolhas.
Essas bolhas prejudicam a eficiência do sistema e acarretam falhas na frenagem.
Por isso é importante tomar os seguintes cuidados:
Verifique o nível do fluido de freio a cada 30 dias
Substitua o fluido de freio a cada 10.000 km ou uma vez por ano;
Realize a manutenção preventiva no sistema de Freios pelo menos duas vezes ao ano.
O fluido defreio é um componente de segurança e um dos mais importantes do sistema de freios. As características do fluido de freio estão relacionadas com a performance de todo o sistema de freios do veículo, portanto, não se deve utilizar uma versão do produto inferior à especificada no manual do veículo.
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/fluido_freio.aspFluidos para Freios :.
Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Responsáveis pelos Ensaios
Marcas Analisadas
Informações das Marcas Analisadas
Ensaios Realizados
Análise dos Resultados
Conclusões
Resumo da Análise
Em 16/10/97, o Inmetro concluiu a análise em fluidos para freios, com base nas Normas NBR 9292/91 e NBR 9576/91, a fim de verificar a qualidade deste produto no mercado, por seramplamente consumido pela população e estar relacionado a questões de segurança, mais especificamente, dos usuários de automóveis.
O fluido para freios, ou óleo de freio, como é mais popularmente conhecido, é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema de freios a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja freiar. A maior ou menor transmissão dessa força determina aeficiência do fluido que, por sua vez, está relacionada à sua viscosidade. Além disso, ele previne vazamentos, impedindo que as borrachas do sistema inchem ou se contraiam.
Sua composição básica é formada por glicóis para regular o ponto de ebulição destes fluidos, pois este produto trabalha em condições adversas de temperatura e por inibidores de corrosão, já que ele entra em contato com partesmetálicas do sistema de freios do automóvel.
Este produto não deve ter características corrosivas, preservando as ligas metálicas dos dutos de sistema de frenagem.
Fez-se uma rigorosa análise de conformidade em relação a 10 requisitos das normas aplicáveis, dando-se maior ênfase à questão do comportamento do fluido em relação aos materiais presentes no sistema de freios, principalmente aos metais eàs borrachas, e quando submetido a condições adversas.
Das 12 marcas analisadas, quatro, 03 nacionais e 01 importada, apresentaram não conformidades em relação aos requisitos da norma analisados.
Normas e Documentos de Referência
Foi verificada a conformidade das amostras de fluidos para freios, em relação à Norma NBR 9292/91 - Líquidos para freios hidráulicos, tipos 2, 3, 4 e 5 e à Norma NBR9576/91 - Líquidos para freios hidráulicos, tipos 2, 3, 4 e 5 (Determinação das características).
Responsáveis pelos Ensaios
O laboratório responsável pelos ensaios foi o Núcleo de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de Mogi das Cruzes.
Marcas Analisadas
Foram analisadas 12 marcas de fluidos que foram selecionadas a partir de uma pesquisa de mercado realizada no Rio de Janeiro e em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!