Engenharia Semi tica e Engenharia Cognitiva1

1158 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA

Engenharia Semiótica e Engenharia Cognitiva em IHC

SÃO PAULO
2015
RESUMO
Trataremos neste trabalho a respeito da Engenharia Semiótica e Cognitiva em interação homem-Computador para compreendermos melhor qual a melhor forma de se estabelecer esta relação.

ABSTRACT
We will treat this work about Semiotics and Cognitive Engineering in human-computer interaction to better understand how best to establish this relationship.

Sumário

INTRODUÇÃO 5
1 Engenharia Semiótica em IHC (Interação Homem-Computador) 5
2 Engenharia Cognitiva em IHC (Interação Homem-Computador) 7
Conclusão. 9
3 Referências Bibliográficas 10

Introdução
Muitas dúvidas surgem quando se inicia na programação de sistemas para computadores. A forma de se comunicar com o usuário de sistemas é uma destas duvidas. Neste trabalho veremos, a partir de dois tipos de engenharia, como resolver este problema.

1. Engenharia Semiótica em IHC (Interação Homem-Computador)
Para compreendermos melhor o assunto vamos definir primeiramente o que é Semiótica.
Segundo o dicionário de português, semiótica é a “Ciência que analisa todos os sistemas de comunicação presentes em uma sociedade”.
Quando nos comunicamos usamos palavras, gestos, expressões que podem ser interpretados como signos.
Signo é a ligação associativa entre o significado e o significante, ou seja, signo linguístico. Por exemplo: uma imagem de uma maçã e a palavra “maça” representa uma fruta do tipo maça, e desta forma as duas formas, tanto a imagem quanto a palavra, são signos para os falantes da língua portuguesa.
Então, um signo é algo que representa algo para alguém e semiótica é o estudo destes signos.
Quando um designer de sistemas constrói um sistema utilizando uma interface utilizando signos como texto, ícones, sons, gestos, símbolos gráficos, etc., este está se comunicando através destes signos com o usuário do sistema, que por sua vez, precisará compreender

Relacionados