Engenharia Semi tica e Engenharia Cognitiva1

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 30 de maio de 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA









Engenharia Semiótica e Engenharia Cognitiva em IHC








SÃO PAULO
2015
RESUMO
Trataremos neste trabalho a respeito da Engenharia Semiótica e Cognitiva em interação homem-Computador para compreendermos melhor qual a melhor forma de se estabelecer esta relação.



















ABSTRACT
We will treat this work about Semiotics and Cognitive Engineering inhuman-computer interaction to better understand how best to establish this relationship.



















Sumário

INTRODUÇÃO 5
1 Engenharia Semiótica em IHC (Interação Homem-Computador) 5
2 Engenharia Cognitiva em IHC (Interação Homem-Computador) 7
Conclusão. 9
3 Referências Bibliográficas 10

















Introdução
Muitas dúvidas surgem quando se inicia na programação de sistemas paracomputadores. A forma de se comunicar com o usuário de sistemas é uma destas duvidas. Neste trabalho veremos, a partir de dois tipos de engenharia, como resolver este problema.

1. Engenharia Semiótica em IHC (Interação Homem-Computador)
Para compreendermos melhor o assunto vamos definir primeiramente o que é Semiótica.
Segundo o dicionário de português, semiótica é a “Ciência que analisa todos os sistemasde comunicação presentes em uma sociedade”.
Quando nos comunicamos usamos palavras, gestos, expressões que podem ser interpretados como signos.
Signo é a ligação associativa entre o significado e o significante, ou seja, signo linguístico. Por exemplo: uma imagem de uma maçã e a palavra “maça” representa uma fruta do tipo maça, e desta forma as duas formas, tanto a imagem quanto a palavra, sãosignos para os falantes da língua portuguesa.
Então, um signo é algo que representa algo para alguém e semiótica é o estudo destes signos.
Quando um designer de sistemas constrói um sistema utilizando uma interface utilizando signos como texto, ícones, sons, gestos, símbolos gráficos, etc., este está se comunicando através destes signos com o usuário do sistema, que por sua vez, precisará compreendera mensagem. Assim, a comunicação estabelecida só poderá ser interpretada se ambos, emissor e receptor da mensagem, conhecerem o código utilizado. Esta forma de comunicação é chamada de Engenharia Semiótica em IHC (Interação Homem-Computador).
A interface-gráfica é a forma de comunicação sistema-usuário através destes símbolos, sejam gráficos, sonoros ou outra forma. É preciso cuidado, pois umsigno pode ser representado por diferentes signos, o que forma uma cadeia ilimitada de interpretações. Como exemplo podemos ter a palavra mandioca que pode ter diferentes interpretações dependendo da região do Brasil, como macaxeira e aipim e todas se referem a mesma coisa. Definimos esta característica nos signos como semiose limitada.
Quando um receptor recebe uma mensagem, ele logo inicia oprocesso de compreensão daquilo que o emissor quis dizer. A ideia gerada é chamada de interpretante, e o receptor pode gerar novos interpretantes, numa infinita cadeia de interpretações. Este processo chama-se semiose ilimitada.
A Engenharia Semiótica é a comunicação entre sistema-usuário onde o designer é o emissor da mensagem e o usuário é o receptor. Para facilitar a tomada de decisão bem como a formade interagir com o sistema, a comunicação deve se estabelecer de forma que o usuário do sistema possa compreender de forma clara o que o designer pretende ao utilizar determinados signos.
Vejamos abaixo um exemplo:


Temos duas janelas com as mesmas informações. No entanto, a janela da esquerda é muito mais intuitiva, pois deixa claro que o usuário tem que selecionar e preencher somente uma dasopções disponíveis para poder seguir em frente. Se for um usuário novato a utilizar o sistema, não haverá problema, diferentemente da janela da esquerda que não é possível saber se é preciso preencher todos os campos para ou somente algum para preencher o requisito de efetuar a busca.
Concluímos que utilizar fontes, imagens, cores, profundidade, etc., devem ser utilizados para chamar a atenção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Semi Tica
  • Tica Na Engenharia
  • Engenharia Gen Tica
  • Engenharia gen tica
  • TICA PERANTE A ENGENHARIA CIVIL
  • Engenharia Gen Tica
  • Engenharia Gen Tica
  • Pr Tica De Engenharia De Software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!