Engenharia Mec nica A os Inoxidaveis Austeniticos e Ferriticos

985 palavras 4 páginas
Engenharia Mecânica
Tecnologia dos Materiais Prof: Milena Vieira

Aços Inoxidáveis Austeníticos e Ferríticos

Introdução Neste trabalho vão ser falados os aços inoxidáveis, mais concretamente os aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos. Os aços inoxidáveis foram criados para acabar com o problemas do ferro oxidar em meio ambiente, são compostos com liga de alta resistência a corrosão com o principal elemento a ser o cromio (Cr) superior a 12 %. Existem vários tipos de aços inoxidáveis com variadas características sendo os quais que se mais destacam são: ferríticos (constituídos por 15 a 20 % de Cr, baixo teor em C e sem Niquel), austeníticos (com uma composição típica de 18% de Cr e 8 % de Ni), martensíticos (no máximo 18 % de Cr, sem Ni e o teor em C maior que nos ferríticos), PH (17 % de Cr, 7% de Ni e pequenas adições de ligas de Al, Cu, Ti e Mo) e duplex (misturas de fases austeníticos com ferríticas). Os aços inoxidáveis que vão ser abordados no trabalho vão ser os austeniticos e os ferríticos, que pela descrição dada anteriormente pode-se observar que a grande diferença entre estes dois aços é o teor em Niquel.
Os aços inoxidáveis têm como carateristica além da corrosão, uma boa combinação de resistência mecânica e ductibilidade.
Tem variadas aplicações das quais vao ser citadas algumas:
- Moedas: por sua resistência à corrosão e ao desgaste mecânico, o aço inox tem na fabricação de moedas, uma das suas principais aplicações.
- Cutelaria: aplicado na fabricação de talheres e panelas.
- Indústria Química: mantendo suas propriedades mesmo quando há mudanças bruscas de temperatura e à corrosão, o inox é muito utilizado na indústria química, seja em tanques de armazenamento de produtos e em tubulações de circulação desses materiais, seja nas peças e equipamentos que manipulam produtos químicos.

Aços Inoxidáveis austeníticos
As principais características destes aços são: em geral o teor de níquel varia entre 8 e 30 %, o que os torna mais caros

Relacionados