Engenharia de software - cmmi

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Andrey de Souza Theisen
Rafael Schneider da Silva
Rafael Zanatta dos Santos
Rafael Zurawski

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTAMAS

Roberto Zanoni
PORTO ALEGRE MAIO/ 2012
INTRODUÇÃO
A adoção da metodologia CMMI como ferramenta no gerenciamento de projetos de Software é muito comentada e requisitada.
CMMI é uma metodologia criadapela SEI (Software Engineering Institute) para ser um guia destinado a melhorar os processos organizacionais e a habilidade desses em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços. O CMMI organiza as práticas, que já são consideradas efetivas, em uma estrutura que visa auxiliar a organização a estabelecer prioridades para melhoria e também fornece um guia para aimplementação dessas melhorias.
O primeiro passo a ser dado é a identificação, por meio de um método definido pelo SEI ((SCAMPI – SEI Members of the Assessment Method Integrated Team, 2001) e conduzido por um avaliador credenciado, do estágio em que a empresa se encontra no presente; uma vez que este denota um nível de maturidade a ser alcançado pelas empresas, visando ajudá-las no desenvolvimento emanutenção dos projetos de software, como também melhorar a capacidade de seus processos.
Após a verificação do estágio da empresa, verifica-se qual a próxima etapa a ser alcançada e quais as competências que devem ser adquiridas neste processo. Esta fase é importante, pois permite alcançar o sucesso e, consequentemente, melhoria na qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela área detecnologia da Empresa.
O CMMI possui duas representações: continua ou por estagios.
Continua:
Nível 0: Incompleto (Ad-hoc)
Nível 1: Executado
Nível 2: Gerenciado / Gerido
Nível 3: Definido
Por estagios:
Nível 1: Inicial (Ad-hoc)
Nível 2: Gerenciado / Gerido
Nível 3: Definido
Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente
Nível 5: Em otimização

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE Ocmm
1.1 Conceito de CMM
O conceito de CMM abrange os modelos/padrões para desenvolvimento de software, engenharia de sistemas, aquisição de software e recursos humanos. O modelo foi criado pelo Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie Mellon (SEI/CMU), Estados Unidos. Atualmente é utilizado em mais de 45 países. Através da certificação nesse modelo, as empresas têm oreconhecimento internacional da maturidade de seus processos de produção de software.
Capability model maturity é um modelo de referência para práticas maduras usando para melhorar a capacidade de uma equipe no desempenho de uma determinada disciplina.
CMM’s diferem-se por:
- Disciplina (e.g., software engineering, system engineering);
- Strutura (e.g., staged, continuous);
- Definição dematuridade (i.e., process improvement path).
O CMM refere-se aos processos básicos necessários para o gerenciamento efetivo de software. Tanto o desenvolvimento quanto a manutenção de software são cobertos.
1.2 Origem do CMM
O CMM teve origem durante na década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pela Força Aérea Norte-Americana, que desejava sercapaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações, como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados.
Para desenvolver este modelo, a Força Aérea constituiu, junto à Carnegie-Mellon University, o SEI (Software Engineering Institute), o qual, além de ser o responsável pela evolução do CMM, realiza diversasoutras pesquisas em Engenharia de Software.
O líder do projeto que veio a resultar no CMM foi Watts Humphrey, anteriormente responsável por todo o desenvolvimento de software da IBM, onde aplicou pela primeira vez os conceitos tradicionais de qualidade, largamente conhecidos e utilizados em manufatura, no desenvolvimento e manutenção de software. Neste trabalho, Humphrey baseou-se na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iniciando o cmmi em uma pequena empresa de engenharia de software
  • Modelo cmmi de desenvolvimento de software
  • Qualidade em software com ênfase no cmmi
  • Engenharia de Software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software
  • Engenharia de software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!