Engenharia de Petróleo

Páginas: 4 (926 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2015
ENGENHARIA DE PETRÓLEO

É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de poços e jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O bacharel em Engenharia dePetróleo, ou engenheiro de petróleo, tem como campo de atividade petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia,ele trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e também em poços de gás natural.
É da responsabilidade desse profissional desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens semprejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria. Esse especialista tambémpode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores.
É requisito da profissão conhecer a legislaçãointernacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês.
MERCADO DE TRABALHO
Com adescoberta de petróleo na camada do pré-sal, o mercado permanece em alta e sua exploração deve demandar 285 mil novos profissionais nos próximos anos. “A Petrobras é a principais empregadora e deveabsorver grande número de profissionais nas atividades de exploração e produção, com destaque para aqueles que atuam nas áreas ligadas à perfuração e construção de poços nos campos do pré-sal”,”,diz ArthurMartins Barbosa Braga, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da PUC-Rio.
As maiores oportunidades estão no Rio de Janeiro onde se encontra a Bacia de Campos. Mas São Paulo e EspíritoSanto devem ganhar peso com a exploração do pré-sal.
A área da engenharia de petróleo apresenta mão de obra escassa. A carência é tanta que empresas estão importando profissionais da Ásia e Europa.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de petroleo
  • Engenharia do petroleo
  • Engenharia do Petroleo
  • Engenharia de petroleo
  • Engenharia do petróleo
  • engenharia petroleo
  • Engenharia do petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!