Engenharia do Petroleo

Páginas: 26 (6489 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES










ENGENHARIA DO PETRÓLEO










MOGI DAS CRUZES - SP
2013

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES







ENGENHARIA DO PETRÓLEO













MOGI DAS CRUZES - SP
2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
ENGENHARIA DE PETRÓLEO 5
PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PETROLEO 7
MERCADO DE TRABALHO 9
HISTÓRIA DA ENGENHARIA DOPETRÓLEO 10
HISTÓRIA DA ENGENHARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL 11
PETRÓLEO 13
O PRÉ-SAL 14
CURIOSIDADES SOBRE A INDÚSTRIA PETROLÍFERA 19
CONCLUSÃO 21
BIBLIOGRAFIA 22








RESUMO

O principal propósito desse trabalho é apresentar noções do que seria a Engenharia de Petróleo, os conhecimentos e atividades do Profissional, mostrar que ainda tem bastante espaço para eles no mercado detrabalho, e apresentar algumas tecnologias que levaram a descobertas de novas jazidas de petróleo no Brasil, o Pré- Sal.
Palavras- chave: Engenharia; Petróleo; Pré- Sal.



ABSTRACT

The main purpose of this paper is to present notions of what would be the Petroleum Engineering, the knowledge and activities of this professional, and show that still has plenty of room for them in the labormarket, and present some technologies that led to discoveries of new oil fields in Brazil, the Pre-Salt.
Key-words: Engineering; Petroleum; Pre- Salt.
INTRODUÇÃO

O tema do presente trabalho é Engenharia de Petróleo, tem como objetivo abordar os ramos relacionados à produção e comercialização do petróleo e gás, os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação e a competência necessária que oprofissional deve apresentar. A origem do petróleo, a história do curso superior, mostrar os motivos que levaram a criação do mesmo, as principais áreas estudadas, o perfil de um profissional da área, juntamente com suas principais atividades. Citando também sobre o Pré-Sal que é de grande relevância para os profissionais da área, principalmente no Brasil, já que este é o grande responsável peloalto numero de contratações do setor.
Após a compreensão do tema e de uma visão geral do objeto de estudo, pesquisas a cerca do mesmo serão iniciadas de maneira a abranger tudo o que estiver relacionado e também nossos conhecimentos já adquiridos no passado, por meios de comunicação, escritos e televisionados, o que dará base para que se chegue a uma conclusão sobre a importância desse profissional.1.
2. ENGENHARIA DE PETRÓLEO
Engenharia de petróleo é um campo da engenharia que trata de todos os ramos relacionados à produção e comercialização de petróleo e gás natural. As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, refere-se às atividades de exploração e produção e downstream, que refere-se às atividades de refino edistribuição. A engenharia do petróleo pode também ser dividida em 6 grandes áreas de atuação: Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poço/ Perfuração, Engenharia de Poço/ Completação, Processo de Produção, Economia do Petróleo e Tecnologia Offshore.
1.1 Engenharia de Reservatórios
Engloba as atividades de determinação das propriedades petrofísicas das rochas reservatório e das propriedades dos fluidos daformação produtora de óleo e gás; estimativa da reserva; acompanhamento, planejamento e desenvolvimento de campos; interpretação de resultados de testes de pressão; simulação e previsão de comportamento de reservatórios de óleo e gás; métodos de recuperação.
1.2 Engenharia de Poço/ Perfuração
Contempla as atividades relacionadas ao projeto e perfuração, propriamente dita, do poço que faz acomunicação do reservatório com a superfície. O projeto do poço determina as várias fases de perfuração, envolvendo a seleção da técnica apropriada (para a perfuração, cimentação e revestimento do poço), do tipo de sonda, da unidade de perfuração, dos vários equipamentos (brocas, colunas de perfuração e revestimento, ferramentas de monitoração e controle de trajetória do poço, ferramentas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de petroleo
  • Engenharia do petroleo
  • Engenharia de petroleo
  • Engenharia do petróleo
  • engenharia petroleo
  • Engenharia do petróleo
  • Engenharia do petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!