eng.organizacional

9914 palavras 40 páginas
ENGENHARIA ORGANIZACIONAL.
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. 1 – CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
A Administração: A palavra Administração tem sua origem no latim (ad:èdireção para, tendência. Minister:è comparativo de inferioridade. e sufixo Ter:è subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro e significa subordinação e serviço) . Em sua origem, a palavra administração significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que presta a outro.
A palavra Administração sofreu formidável aprofundamento e ampliação em seu significado. E o administrador (seja ao nível de diretor de empresa, gerente de departamento, chefe ou ainda supervisor de seção) passou a ser uma figura indispensável em todos os tipos possíveis de organizações humanas nestes últimos tempos.
O Conceito: A administração constitui a maneira de utilizar os diversos recursos organizacionais (humanos, materiais, financeiros, de informação e tecnologia) para alcançar objetivos e atingir elevado desempenho. Podemos conceituar Administração como: O processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
A Tarefa: A tarefa da Administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.
A Funções:
Para aclarar o que sejam as funções administrativas ou elementos da Administração, Fayol define o ato de administrar como sendo: prever, organizar comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas englobam os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, a saber, são:
1. Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2. Organizar:

Relacionados