Eng Ambiental

Páginas: 4 (893 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Sumário

Introdução 2
0bjetivo 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 5
Anexo 6
Referências Bibliográficas 7






















Introdução

Estação de tratamento de água outambém abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo[] e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população[].
A captação da água bruta é feita em rios ou represas[] que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento[] . Antes que vá parao sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.
O processo de tratamento utiliza processos físicos e químicos para que a água adquira aspropriedades desejadas que a tornem própria para o consumo. As estações utilizam grades para reter impurezas maiores como restos de vegetais, e em seguida a água segue para uma etapa de floculaçãoquando através de agentes químicos, como o sulfato de alumínio, as partículas de sujeira se aglomerarem[ ]para em seguida decantarem no fundo de um tanque[] .
Em seguida a água passa por uma etapa defiltração, passando através de filtros compostos por carvão, areia e cascalho[]. Por final, recebe aditivos químicos a cal que corrige a acidez da água, o cloro que age como desinfetante e o fluor queé adicionado para reduzir o problema com cáries na população
Todo esse cuidado não é pra menos. A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casaslimpa e sem cheiro, ela passa por várias etapas.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em várias etapas: Oxidação/Metais; Coagulação ; Floculação; Decantação; Filtração;Desinfecção; Correção de pH; Fluoretação .
Para que tenhamos certeza de que estamos recebendo água potável, a estação faz diversas análises, considerando quatro aspectos: físico, químico, bacteriológico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eng ambiental
  • Eng. ambiental
  • Eng ambiental
  • Eng Ambiental
  • Eng. Ambiental
  • Eng ambiental
  • Eng. Ambiental
  • eng Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!