enfrmagen

5073 palavras 21 páginas
142
PEDIATRIA (SãO PAulO) 2011;33(3):142-9 ArTiGo oriGiNAL
Cuidados de Enfermagem a crianças em crises convulsivas Nursing care for children in seizures
Ciderléia Castro Lima1
, Kátia Poles2
, Soraia matilde marques3
1
Especialista em Enfermagem de Pediatria e Neonatologia pelo Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS);
Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Supervisora de Estágio pela Universidade
José do Rosário Vellano (UNIFENAS).
2
Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); Docente no Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS); Docente do Curso de Especialização do UNIS.
3
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutoranda em Enfermagem pela USP;
Professora assistente da UNIFAL.
Resumo
Introdução: O conceito da crise convulsiva e sua etiologia mudaram. A ciência trouxe informações para melhor agir em situações de desequilíbrio das funções neurológicas. Objetivo: O objetivo do estudo foi descrever o conhecimento da Enfermagem, estabelecer suas dificuldades na assistência em crise convulsiva e relacionar a assistência prestada à criança com crise convulsiva por profissionais de Enfermagem e seu domínio teórico. Metodologia: Foi utilizada a análise de conteúdo e aplicadas perguntas semiestruturadas aos profissionais de Enfermagem nos três níveis hierárquicos. Estes foram ouvidos sob o auxílio de um gravador, e as falas foram transcritas na íntegra. Resultados: As falas foram agrupadas em quatro núcleos temáticos: cuidados com a crian- ça na crise convulsiva; conhecimento/reconhecimento de uma crise convulsiva; ações da equipe de Enfermagem na ausência do profissional médico; assistência qualificada/melhorada com implicações no prognóstico em crise convulsiva.
Conclusão: A Enfermagem tem maior percepção da ocorrência de uma crise convulsiva na hospitalização do paciente, todavia há profissionais

Relacionados