Enfisema Pulmonar

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE
SALGADO DE OLIVEIRA –
UNIVERSO

ORIENTADORA: RITA PATRIZZI
ALUNOS: ROSA RAMOS
CLAUDIA CRISTINA DIAS SOUSA
MARCIA GUSTAVO
ENFISEMA PULMONAR
O processo de evolução do enfisema pulmonar, prevenção etratamentos.
INTRODUÇÃO
O enfisema pulmonar é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracterizada por danos aos alvéolos pulmonares causando oxigenação insuficiente e acúmulo de gás carbônico no sangue. Geralmente é causada pela inalação de produtos químicos tóxicos como; fumaça de tabaco, queimadas e poluição do ar. Os doentes com DPOC apresentam uma qualidade devida prejudicada, uma diminuição da tolerância à exercícios físicos e perda de força dos músculos respiratórios. Estas condições podem ser minimizadas por programas de exercícios. Existe uma gama de medicamentos utilizados no tratamento farmacológico da doença e das crises de agudização, dentre eles: Corticoides, broncodilatadores, oxigenoterapia.
OBJETIVOS: identificar as causas que levam odesenvolvimento do Enfisema pulmonar, formas de prevenção e tratamentos sintomáticos.
JUSTIFICATIVA: O tema abordado nos leva a compreensão de que o enfisema pulmonar pode ser controlado desde que aja uma conscientização da população na sua forma de prevenção.
Metodologia: Para realização do trabalho foi feito uma revisão bibliográfica qualitativa e quantitativa onde se buscou artigos científicos emrevistas especializadas e sites na internet, a saber: Scielo, Google científicos, com resultados satisfatórios ao entendimento.
DESENVOLVIMENTO
O Enfisema pulmonar é uma patologia crônica caracterizada pela destruição tecidual dos pulmões o que os torna hiperinsuflados. Há uma dilatação permanente dos espaços aéreos distalmente aos bronquíolos terminais devido a destruição das paredesdas vias aéreas, sem fibrose evidente. Frequentemente a obstrução ao fluxo de ar é progressiva.O termo DPOC é utilizado para definir o complexo evolutivo da bronquite e do enfisema pulmonar, pois apresentam características fisiopatológicas funcionais e clínicas comuns, onde a principal expressão é a limitação ao fluxo onde ar na expiração. Como é nas unidades alveolares que ocorre as trocasgasosas essas, e estas, no enfisema são feitas de maneira insatisfatória reduzindo a quantidade de oxigênio disponível na corrente sanguínea.

O indivíduo apresenta falta de ar ao realizar tarefas ou exercícios, devido a perda de elasticidade pulmonar, tornando mais difícil a saída de ar durante a expiração, quando 50% do parênquima pulmonar esta comprometido, é que surge a falta de ar.

AUTORESTÍTULOS PERIÓDICOS OBJETIVOS RESULTADOS
CONCLUSÃO
Junior, A.S.C; Forte,V. Doença Pulmonar obstrutiva crônica Revista portuguesa de pneumologia Revisão bibliográfica sobre a doença e as possíveis estratégias de tratamentos do DPOC Estima-se que até 2025, 75% das mortes prematuras sejam decorrentes das doenças respiratórias provocadas pelo tabagismo. A DPOC é uma doença pulmonar grave, comrepercussão sistêmica causada principalmente por uma exposição constante e prolongada ao tabagismo
De Brum, C.N, Langendorf, T.F. Uma reflexão teórica da doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC) Revista espaço acadêmico mensal-n 101. Realizar uma reflexão teórica à cerca do tema em questão. Estimou-se que as internações do SUS premiaram em torno de 33.527 para pessoas acima de 40 anos e cerca de4.602 óbitos na mesma faixa etária. Os primeiros sinais e sintomas podem levar algum tempo para se tornarem visíveis, fazendo com que a descoberta da doença esteja em estado avançado, retardando seu diagnóstico e tratamento.
Lima, P.M.R, Di Pace, A.m; Medeiro,V.M.L, Virgínio,P.B. Enfisema pulmonar: aspectos gerais. Fisioweb (referência em fisioterapia na internet). Investigar aspectos do enfisema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfisema pulmonar
  • Enfisema Pulmonar
  • Enfisema pulmonar
  • ENFISEMA PULMONAR
  • Enfisema Pulmonar
  • ENFISEMA PULMONAR
  • Enfisema Pulmonar
  • enfisema pulmonar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!