Enfermeiro do Trabalho

Páginas: 24 (5808 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014

Enfermeiro do trabalho: estudo de sua origem e atuação na saúde do trabalhador.


1Daiane Miranda da Silva,2 Alexandre Juan Lucas
RESUMO:O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura, que tem por finalidade apresentar uma reflexão teórica do enfermeiro do trabalho em instituições públicas ou privadas no processo saúde-doença dos colaboradores/trabalhadores, quanto àimportância de seu papel, possibilitando a valorização deste profissional. Utilizou-se para a elaboração deste estudo um enfoque teórico exposto por uma sistematização escrita da saúde do trabalhador, enfermagem e suas especialidades e o profissional de enfermagem do trabalho, desde a origem, evolução, conceito e leis de ambos, que marcaram sua história. Os achados nos levaram a concluir que nós enfermeiros,independentemente da área que trabalhamos, deveríamos lutar por um espaço mais amplo e como enfermeiro do trabalho em relação a estimular mudanças no quadro de dimensionamento de pessoal do SESMT, buscando a inserção em empresas com números menores de trabalhadores.

Palavras-chaves: saúde do trabalhador, enfermagem e enfermeiro do trabalho.


ABSTRACT:The study is a survey of the literaturereview, which aims to offer a theoreticalreflection of nurses work in public or private institutions in the health and illness of employees /workers, the importance of their role, enabling the recovery this professional. Was used for the preparation of this study a theoretical approach espoused by a systematization of written occupational health, nursing specialties and professional nursing work,from the origin, evolution,concepts and laws of both, that have marked its history. The findings led us to conclude that wenurses, regardless of the area we work, we should fight for more space and a nurse's work inrelation to fostering change within the design of personal SESMT, seeking inclusion incompanies with smaller numbers workers.
Keywords: occupational health, nursing and nursing work.1Artigo científico realizado para obtenção do título de especialista do curso de pós-graduação de enfermagem do trabalho pela Universidade Católica de Goiás/UCG – Goiânia/GO;
2Enfermeira. Esp. Gestão de Saúde Pública e da Família pela Faculdade Afirmativo/FA - Cuiabá/MT. Discente especialização enfermagem do trabalho pela Universidade Católica de Goiás/UCG – Goiânia/GO.E-mail:dms.enf@hotmail.com;
3Enfermeiro. Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Esp. em Enfermagem do Trabalho, Terapia Intensiva, Educação em Enfermagem e Gerenciamento em Enfermagem. Atualmente é Fiscal do Conselho Regional do Estado de São Paulo, Docente da Universidade Paulista (UNIP), do Centro Universitário São Camilo. Professor Convidado da Universidade Católica de Goiás. Coordenador eDocente do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho do Instituto Educacional São Paulo.E-mail:ajuanlucas@hotmail.com.


Introdução
Na prática do cotidiano, percebe-se que a saúde do trabalhador encontra-se precária, no sentido da desvalorização do bem estar do trabalhador. E foi nesta última década que se constatou uma melhora, devido à fiscalização do governo federal (ANVISA e MINISTÉRIODOTRABALHO) estar mais presente nas empresas, diminuindo então a “escravidão trabalhista”, por mais que ainda exista fortemente, principalmente no estado de Mato Grosso (PIGNAT e MACHADO, 2006).
Mediante a organização e consolidação de um conjunto de conhecimentos já disponíveis pelo Ministério da Saúde (MS) e com a criação do SUS, diversas mudanças vêm ocorrendo na saúde brasileira, porém nãofoi o bastante. Havendo então a necessidade de novas mudanças, principalmente na saúde do trabalhador, no aperfeiçoamento dos profissionais da área e na forma de melhorar a qualidade de trabalho do trabalhador.
A área de saúde do trabalhador busca a preservação, manutenção, promoção e recuperação dos trabalhadores nos mais diversos espaços laborais, de alcance coletivo, implicando na forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o trabalho autonomo do enfermeiro
  • Trabalho do enfermeiro no caps
  • atribiçoes do enfermeiro do trabalho
  • O trabalho do enfermeiro em centro cirurgico
  • RELATORIO DE ENFERMEIRO TRABALHO
  • Inserção do enfermeiro do trabalho
  • Sobrecarga do trabalho do enfermeiro na uti
  • O PAPEL DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!