Enfermagem e espiritualidade

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
APRESENTAÇÃO

A espiritualidade está nos nossos atos, está na coerência entre nossas ações e nossos pensamentos, está na compaixão pelo ser humano. Assim, ao cuidar do outro, cuidaremos de nós mesmos.

O ser humano precisa se preparar para cuidar de outro ser humano. Não há como cuidar da espiritualidade do outro se a do próprio profissional não estiver desenvolvida.

Espiritualidade:qualidade do que é espiritual; necessidade humana básica aliado ao propósito de vida do ser humano; atitude a partir da qual o ser humano se sente ligado ao todo.

Enfermagem: é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, atividades de promoção, proteção,prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

INTRODUÇÃO

O termo “espiritualidade” é derivado da palavra “espírito”, sujo significado em latim é “respiração”. O estar vivo sempre foi associado à respiração. Assim, outro sentido da espiritualidade seria o sopro de vida, algo maior que nós e que nos leva a manter a vida e a lutar pela manutenção com coragem, fé e esperança, que alguns definem comoalma.

Religiosidade e espiritualidade não são sinônimos, sendo que a religiosidade envolve sistematização de culto e doutrina compartilhados por um grupo. A espiritualidade está relacionada a questões sobre o significado e o propósito da vida, com a crença em aspectos espiritualistas para justificar sua existência e seus significados.

CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE

Conceituar aespiritualidade é uma tarefa complexa, pois envolve significados individuais e coletivos, propósitos e valores humanos, tais como honestidade, compaixão, amor, cuidado, sabedoria, entre outros. De forma bem ampla, a espiritualidade pode ser entendida como o propósito de vida do indivíduo, ou seja, aquilo que move o ser humano adiante.

A espiritualidade nos leva à transcendência, significa ultrapassar anecessidade de usar máscaras para descobrir o seu eu interno, é se deparar com você mesmo no mais íntimo do seu ser e alcançar a tranquilidade de não se manter cheio de rótulos, modismos, regras e passar a viver na busca da felicidade, equilíbrio e a paz interior.



Para muitos quando se fala em espiritualidade logo se associa com a religião, especificamente com alguma religião, na verdadenão é bem isso, não importa de qual religião você pertença e muito menos qual a sua crença, o importante é encontrar a paz dentro de cada um, levando a um mesmo ser que é Deus.

ESPIRITUALIDADE NA ENFERMAGEM

Será que espiritualidade tem algo a ver com a enfermagem? Achamos que não, mas nos enganamos, pois tem a ver sim.

A espiritualidade tem a ver com a pessoa humana, um modo de viverque busca alcançar a capacidade de superar os limites normais. Na enfermagem também é assim, mas só para aqueles que realmente gostam do que fazem, pois precisamos ter compaixão, ou seja, a simpatia, é tentar compreender o outro, ter sensibilidade diante do sofrimento alheio como se fosse seu próprio sofrimento.

Mas em nosso dia a dia como trabalhadores da saúde, talvez possamos levar a paz aquem precisa com pequenos gestos. Presentear um doente com um sorriso, com afetividade pode ser mais curador do que um medicamento. A espiritualidade está nos nossos atos, está na coerência entre nossas ações e nossos pensamentos.

Assim sendo, a espiritualidade tem tudo a ver com a enfermagem, profissionais de enfermagem devem aprender a cultuar-se como seres sagrados e enxergar no doente um sersagrado, que aquele corpo ali deitado e adoentado é muito mais do que um corpo, é um SER, um semelhante, que merece todo o respeito, que merece ser reverenciado para que se lembre que ele também é sagrado, que ele é importante. Lidamos com coisas muito maiores do que podemos imaginar. Quando cuidamos de alguém, estamos cuidando do mundo, pois estamos cuidando para que um ser se restabeleça e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espiritualidade
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!