Energia Nuclear

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Energia Nuclear

OBJETIVO:

Energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.

Quem foi o INVENTOR?

Trechos do livro O Poder Nu , de Albert Einstein
[...] não me considero o pai da energia atômica . Tive apenas uma participação indireta na descoberta desse fenômeno . A bem dizer, nãopensei sequer que viveria para ver esse princípio posto em prática . Pensava apenas que a liberação de energia atômica seria teoricamente possível . Só quando foi descoberto, por acaso , o princípio da reação em cadeia , é que as coisas parecem ter se precipitado . [ ...] Não posso predizer quando terá início uma exploração da energia atômica para fins pacíficos e construtivos. Tudo o que sabemoshoje é como utilizar uma quantidade relativamente grande de urânio. [...] Se não acredito que a energia atômica possa tão cedo trazer todos os seus benefícios à humanidade , acredito , pelo contrário , que ela constitui hoje uma ameaça.[ ... ]
 


O que é?

Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. Esseprincípio foi demonstrado por Albert Einstein. O processo ocorre espontaneamente em alguns elementos, porém em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas.

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, e a fusão nuclear.
FISSÃO NUCLEAR: é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por umnêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.


A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geração deeletricidade em usinas nucleares. É usada em mais de 400 centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Sul, Paquistão e Índia, entre outros.
FUSÃO NUCLEAR: é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; umexemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio.


Linha do tempo e evolução impermeável








COMO FUNCIONA?



A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100graus Celsius -, esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica.

O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a do circuito secundário, que são independentes entre si. Com essa troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1.800 rpm - que, por sua vez, aciona ogerador elétrico.

Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente. A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais. O movimento do gerador elétrico produz a energia, entregue ao sistema para distribuição.



MUDANÇA NA VIDA DAS PESSOAS E SUAUTILIZAÇÃO
Os fatos históricos demonstram que as centrais nucleares foram projetadas para uso duplo: civil e militar. A utilização da energia nuclear vem crescendo a cada dia. A energia nuclear é uma das alternativas menos poluentes, permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia.
Países...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia nuclear
  • Energia nuclear
  • Energia nuclear
  • Energia nuclear
  • energia nuclear
  • Energia Nuclear
  • Energia nuclear
  • Energia nuclear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!