Energia Limpa

Páginas: 4 (895 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
Energia Limpa
A energia limpa refere-se a fontes que são renováveis e que não lançam poluentes na atmosfera, interferindo no ciclo do carbono, ao contrário dos combustíveis fósseis.
 
Entre asformas de energia limpa, temos a eólica, a solar e os biocombustíveis.
Quando se fala em “energia limpa”, não estamos falando de um tipo de geração de energia que não cause nenhum impacto ambiental,pois, até o momento, esse sonho ainda não se tornou realidade. Na verdade, a energia limpa refere-se àquela fonte de energia que não lança poluentes na atmosfera e que apresenta um impacto sobre anatureza somente no local da instalação da usina. Entre as formas de energia que atendem a esses requisitos estão: energia eólica, energia solar, energia maremotriz, energia geotérmica, energia hidráulicae energia nuclear.
Todas essas formas de energia causam impactos ambientais, mesmo que sejam mínimos, porém, não interferem na poluição em nível global.
Agora, quando falamos em energia necessáriapara a movimentação dos veículos, a energia limpa refere-se àquela que não contribui de maneira significativa para a quantidade de carbono (mais especificadamente dióxido de carbono (CO2)) na atmosferae, consequentemente, não intensifica o efeito estufa e não agrava o problema do aquecimento global. Entre elas, podemos citar a biomassa (biocombustível), como o etanol e o biodiesel.
Para mostrarcomo esses combustíveis não interferem no ciclo do carbono, vamos citar como exemplo o biodiesel, que pode ser produzido a partir de vários óleos vegetais, tais como soja, amendoim, mamona, algodão,babaçu, palma, girassol, dendê, canola, gergelim e milho. Ao serem queimados, assim como qualquer material orgânico, os biocombustíveis também liberam dióxido de carbono. Mas esse gás volta a fixar-seno vegetal durante o seu crescimento por meio da fotossíntese. Desse modo, o balanço de carbono fica igual à zero para a atmosfera e, por isso, esses combustíveis são considerados “limpos”. Já os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia limpa
  • energia limpa
  • Energia Limpa
  • Energias Limpas
  • Energia limpa
  • Energia limpa
  • Energia limpa
  • Energia limpa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!