energia geotermica

Páginas: 10 (2351 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Fontes Alternativas de Energia: Geotérmica
Quando a água subterrânea entra em contato com uma rocha muito quente abaixo da superfície da Terra, a água aquecida pode voltar à superfície na forma de estruturas hidrotérmicas. A água quente pode explodir para fora da Terra na forma de vapor e água quente de um gêiser. Ela pode escapar através de uma pequena rachadura na Terra, como um bueiro devapor ou fumarola. Ou pode borbulhar suavemente em uma fonte termal.
As fontes termais têm sido usadas para cozinhar e para banho há milhares de anos. Esse tipo de energia é chamado de energia geotérmica, energia que vem da Terra. A partir do fim do século XIX, as pessoas descobriram formas de usar a energia proveniente da água quente e do vapor para aquecer lares e fazer eletricidade. Esses usostêm crescido significativamente nas últimas décadas.
A energia geotérmica fornece uma fonte confiável e totalmente renovável de eletricidade e calor. Ela está sempre disponível, ao contrário da energia solar ou eólica. É renovável: a precipitação e o retorno da água resfriada substituem a água quente e o vapor removido do solo. No entanto, a energia geotérmica não resolve completamente o problemadas emissões de CO2. As emissões que trazem a água para fora do solo usam eletricidade. Contudo, um sistema de energia geotérmica reduz significativamente a dependência de combustíveis fósseis.
O que é Energia Geotérmica?
A energia geotérmica vem do núcleo da Terra. Não diretamente, claro. A núcleo derretido da Terra contém muita energia, na forma de calor. Esse calor se move pelo interior daTerra, em direção à superfície. Ele derrete a rocha ao longo do caminho, formando o magma. Se o magma atinge a superfície, ele se transforma em lava, e um vulcão se forma.
Em algumas partes do mundo, o magma chega a pontos muito próximos da superfície da Terra, particularmente nos limites de placas da crosta terrestre ou em pontos quentes espalhados. Nessas localidades, o magma pode ser encontradoem profundidades de alguns quilômetros ou menos. As rochas acima dessas câmaras de magma ficam muito quentes. Se a água subterrânea ou das chuvas atingir essas rochas, a água também fica aquecida. As temperaturas da água podem chegar a 275ºC (527ºF) sob pressão. A água subterrânea forma fontes termais, gêiseres e fumarolas quando atinge a superfície da Terra.





Agora que conhecemos afonte da energia geotérmica, como ela fornece calor ou eletricidade? Existem dois métodos: aquecimento geotérmico direto e usinas de energia geotérmica.
Aquecimento Geotérmico Direto
O aquecimento geotérmico direto utiliza água de fontes termais ou água subterrânea quente para fornecer calor para casas e escritórios e para negócios como derretimento de neve, produção de estufas e criação depeixes. Reservatórios de água quente com temperaturas variando de 10 a 149ºC (50 a 300ºF) são mais indicados para essa finalidade. Em 2005, 72 países relataram a utilização de energia geotérmica para uso direto, fornecendo mais de 16.000 megawatts de energia. Países que usam aquecimento geotérmico direto incluem França, Alemanha, Islândia, Estados Unidos e China.
As fontes termais há muito tempo atraempessoas para cozinhar e para banhos, e como pontos de encontro. Os primeiros índios norte-americanos deixaram vestígios de suas visitas a fontes termais. Os japoneses se aquecem em fontes termais há séculos. Os antigos romanos construíram banhos comunitários alimentados por fontes termais naturais. Acreditava-se que a água quente melhorava a saúde da pessoa. Na verdade, os modernos "health spas"se desenvolveram a partir da crença dos benefícios à saúde dos banhos antigos.
As primeiras evidências de aquecimento geotérmico direto vêm de Pompéia, Itália, onde a água de fontes termais aquecia parte das construções. Um vilarejo francês do século XIV também fazia a mesma coisa. Quando a Islândia foi fundada, as inúmeras fontes termais eram usadas para banhos e para lavar coisas. A idéia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Geotermica
  • Energia geotermica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotérmica
  • Energia geotermica
  • Energia geotermica
  • energia geotermica
  • Energia Geotérmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!