Endocrinofisiologia da lactação

320 palavras 2 páginas
RATA A) Sendo esta a rata de controle, sem a manipulação, houve a amamentação normal tendo um aumento no peso do bebê de 6,4%.

RATA B) A composição do soro fisiológico é NaCl numa concentração de 0,9%, sendo igual a concentração do sangue. O soro não causou mudanças na amamentação, pois como discutido na Parte A, para não ocorrer a lactação algum dano hipofisário, hipotalâmico ou não sucção dos mamilos pela amamentação devem estar presentes. Tendo o bebê um aumento de peso igual ao da rata de controle.

RATA C) A Dopamina possui o mesmo efeito que o Hormônio Inibidor de Prolactina, este produzido pelo hipotálamo. Assim, na rata C que foi injetada dopamina, houve uma inibição da produção de prolactina e consequentemente a não lactação. Porém, devido a sucção da mama pelo bebê, estimulando a produção de ocitocina pelo hipotálamo e lliberação deste hormônio pela neurohipófise, houve contração das células mioepitelias da parede dos alvéolos, podendo ter liberado leite que provavelmente já havia sido produzido mas não ainda não liberado, podendo ser uma explicação para o aumento de 2,9% do bebê que amamentou nessa rata.

RATA D) Para a produção de prolactina e ocitonia, o estímulo deve vir da sucção dos mamilos na amamentação. Este estímulo é levado até a medula espinhal por nervos somáticos. Portando, devido a anestesia dos mamilos que causou um bloqueio dos neurônios somáticos nos mamilos, o estímulo não foi levado ao hipotálamo, não ocorrendo a lactação. Assim, o bebê não teve aumento de peso.

RATA E) Como explicado anteriormente, não haverá lactação devido a anestesia dos mamilos, porém devivo a ocitocina injetada na rata, houve contração das células mioepiteliais da parede dos alvéolos, liberando nos ductos o leite que provavelmte ja havia sido produzido, pois sem o estímulo da sucção dos mamilos não há produção de prolactina e consequentemente não há produção de leite. Assim, teve um aumento de 5,0% de peso do bebê.

Relacionados

  • controle hormonal dos ciclos reprodutivos
    1263 palavras | 6 páginas