EndereçosIPClasses

511 palavras 3 páginas
Endereçamento IP e Suas Classes

Atualmente tem-se muitas máquinas(computadores), conectados a rede global(internet), e para ter maior segurança é necessário identificar cada máquina, para que essa identificação seja possível, foi criado o endereço IP, Cada endereço IP é composto por 32 bits separados em 4 octetos, Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam-nos qual a máquina dentro da rede.Com o objetivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões(varias redes com mais ou menos host), foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP. Geralmente denominadas de Classes: A, B, C, D e E.

Classe A - É para redes maiores ou seja, um numero menor de redes e redes que tenhas um maior número de host. A classe A possui um conjunto de endereços que vão desde o 1.0.0.0 até 127.0.0.0, onde o primeiro octeto (primeiros 8 bits R.E.E.E, onde R é a rede e E o equipamento) de um endereço IP identifica a rede e os restantes 3 octetos (24 bits) irão identificar um determinado host.

Classe B - É usada para redes de tamanho médio ou seja um número maior de redes. Um bom exemplo seria o campus de uma grande universidade. A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits R.R.E.E) de um endereço IP identificam a rede e os restantes 2 octetos (16 bits) irão identificar um determinado host.

Classe C - São geralmente usados para empresas de tamanho pequeno a médio com um numero ainda maior de redes com relação aos host. Seguindo a linha, IPs de classe C possuem um conjunto de endereços que vão desde 192.0.0.0 até223.255.0.0, sendo os três primeiros octetos (24 bits R.R.R.E) os que identificam a rede e o último (8 bits) o host.

Classe D - É dedicada à multicast, ela é ligeiramente diferente das três primeiras classes. Ela tem valor 1 para o primeiro bit, valor 1 para o segundo bit, valor 1 para o terceiro bit e

Relacionados