Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A globalização veio com a intenção de atender principalmente aos países desenvolvidos, os quais tem como base o capitalismo, para que estes pudessem se desenvolver em termos de mercado e consumo eobterem um lucro demasiado. Porém, tal lucro beneficia somente aos próprios tornando-os mais ricos, e os pobres ainda mais pobres e sem oportunidades. A partir dai pode-se dizer que o a globalizaçãocomo um processo perverso trazendo consequências econômicas para os países mais pobres e subdesenvolvidos. Este processo concentra a renda numa determinada parte da população fazendo crescer o número deexcluídos.
O mesmo sistema ideológico que justifica o processo de globalização ajudando a considera-lo o único caminho histórico acaba também por impor suas concepções e procura fazer com queaceitemos. Na verdade, porém a única crise que os responsáveis desejam afastar é crise financeira e não qualquer outra. A questão da fome não é problema de produção de alimentos, é questão de distribuição.Da mesma forma vem a privatização da água, exigida por grandes empresas que procuram formas de controlar o planeta, já é fato grande parte da população mundial vivam sem ou somente com água semtratamento. Isso é o que provoca milhares de mortes ao redor do mundo.
A mídia, inserida no processo de globalização, tem grande papel nesse meio. Controla de maneira extremamente eficaz a interpretaçãodos acontecimentos mundiais, fica claro quando se comparam os jornais, tendo as mesmas manchetes, ideias, fotos, isso indica que existe algo por traz de tudo. O que é publicado é o desejo das grandesempresas que são consultoras dos jornais.
A grande novidade desta geração é a capacidade que nos foi dada de conviver com o futuro possível, pela primeira vez na história. Hoje é possível que aspopulações que sofreram e sofrem com a marginalização possam expressar sua opinião e mostrar que em periferias também vivem pessoas dignas que merecem ser tratadas como todas as outras, sem distinção....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portfólio: mundo global visto do lado de cá ou encontro com milton santos
  • Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá
  • Encontro com milton santos: o mundo global visto do lado de cá
  • Resenha Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
  • ENCONTRO COM MILTON SANTOS O Mundo Global visto do lado de cá.
  • Síntese_ Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá
  • Resenha do documentário “Encontro com Milton Santos
  • Relatório do documentário “Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!