Empresa Criadora do Conhecimento

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
EMPRESA CRIADORA DO CONHECIMENTO
VISÃO JAPONESA
O conhecimento é a única fonte segura, numa economia onde a única certeza é a incerteza. Porém, muitos gerentes de organizações não compreendem e tão pouco sabem gerenciá-las.
De acordo com o teórico organizacional japonês Ikujiro Nonaka, o problema é que a maioria dos gerentes ocidentais, tem a visão muito estreita do que seja conhecimento.Esses executivos acreditam que o único conhecimento útil são os dados “duros” (ou seja, quantidade), veem a empresa como uma espécie de máquina de processamento de informação. Estes gerentes entendem de maneira imprópria o que seja conhecimento e o modo como as empresas são capazes de explorá-lo.
Contudo, há uma outra maneira de raciocinar sobre o conhecimento e seu papel nas organizaçõesempresariais. Ela é encontrada mais frequentemente nas empresas japonesas de grande sucesso, como Honda, Canon, Matsushita e Sharp. Estes gerentes reconhecem que a criação de novos conhecimentos não é apenas uma questão de “processamento” mecanicistas de informações objetivas. Ao contrario, depende do aproveitamento dos insights (percepções), das intuições e dos ideais tácitos, e muitas vezesaltamente subjetivos, dos empregados.
O segredo do sucesso dessas organizações é a abordagem ímpar no gerenciamento da criação de novos conhecimentos.
Os novos conhecimentos sempre se originam nas pessoas.
Temos o exemplo da empresa Matsushita Electri Company, com sede em Osaka, trabalhavam em um projeto de um novo equipamento doméstico para a produção de pães. Mesmo com todo esforço, o pão por foraficava queimado por dentro cru. Analisaram exaustivamente o problema, mas não chegaram a conclusão alguma.
Osaka (projetista de software), propôs uma solução criativa, ir se especializar com o chefe de padeiros de um hotel, onde serviam os melhores pães, para estudar suas técnicas. Desta forma, com base no seu aprendizado no hotel, propôs a inclusão de estrias especiais no interior damáquina. O que fez com que o método de exclusivo de torção de massas da Matsushita superasse o recorde de vendas de novos eletrodomésticos para cozinha.
Neste caso ocorreram as seguintes fases:
1. Ela aprende os segredos tácitos do padeiro;
2. E em seguida, converte essessegredos em conhecimento explicito, transferíveis a outros membros da equipe e a outras pessoas da Matsushita (articulação)
3. Aequipe padroniza esse conhecimento, compilando-o em manual ou livro de instruções e incorporando-o em determinado produto (combinação)
4. Finalmente por meio da experiência de criação de um novo produto, Tanaka e os membros da equipe enriquecem sua própria base de conhecimentos tácitos (internalização).

Em 1978, a alta administração da Honda deflagrou o desenvolvimento de um novo conceito decarro com o slogan “Vamos jogar”. A frase expressava a convicção dos executivos sêniores de que os modelos se tronavam muito triviais.
A decisão empresarial que emergiu do slogan “Vamos jogar” foi de formar uma nova equipe de desenvolvimento de produtos composta de jovens engenheiros e projetistas. A administração transmitiu às equipes apenas duas instruções primeiro apresentar um conceito deproduto, fundamentalmente diferente de qualquer coisa que a empresa já tivesse feito antes; segundo produzir um carro pouco dispendioso, mas que não fosse barato.
O líder da equipe d eprojeto, Hiroo Watanabe, cunhou outro slogan para expressar o senso de desafio ambicioso da equipe: “Teoria da Evolução do Automóvel”
A tendência evolutiva articulada pela equipe, acabou assumindo a imagem de umaesfera – ao mesmo tempo curto (em comprimento) e alto (em altura), devia ser mais leve e dispendioso, mas também mais confortável e mais sólido que os carros tradicionais. Daí nasceu o conceito que a equipe chamou de Tall Boy, o que levou o Honda City, o carro urbano diferenciado da empresa.
A história do Honda City sugere como as empresas japonesas usam a linguagem figurativa em todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A empresa criadora de conhecimento
  • A EMPRESA CRIADORA DO CONHECIMENTO
  • a empresa criadora do conhecimento
  • A empresa criadora do conhecimento
  • Aula-tema 2: a empresa criadora de conhecimento
  • Aula tema 02 – a empresa criadora do conhecimento. questões de verificação da aprendizagem
  • o conhecimento nas empresas
  • Conhecimento na Empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!