Emprego Verde e Inclusao Social.pdf

1134 palavras 5 páginas
EMPREGO VERDE E INCLUSÃO SOCIAL

Fernando B. Meneguin 1

Os desafios do desenvolvimento sustentável requerem uma atuação coordenada em diversas frentes. Quando se discute emprego verde, trata-se de iniciativa que busca uma sinergia entre o mercado de trabalho, a produção de energia e os temas ambientais.
Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT) 2 , empregos verdes podem ser definidos como postos de trabalho decentes que contribuem para reduzir emissões de carbono ou para melhorar/preservar a qualidade ambiental. Assim, as políticas públicas associadas aos programas de emprego verde procuram promover uma transição socialmente justa para uma economia mais sustentável, capaz de gerar trabalho em atividades econômicas consideradas “verdes”, como o manejo florestal sustentável, a reciclagem de resíduos e a produção de energias renováveis.
Segundo Peter Poschen 3 , diretor do Departamento de Criação de Empregos e
Empresas Sustentáveis da OIT, existem hoje cerca de três milhões de empregos verdes no
Brasil, o que corresponde a apenas 6,6% do total de postos de trabalho formais. Embora o País ainda esteja iniciando sua caminhada na área, diz ele, os empregos verdes já crescem mais rapidamente que os demais. Estudo da instituição registrou alta de 26,73% na oferta de empregos verdes no Brasil entre 2006 e 2010, enquanto o total de vagas formais subiu 25,35%.
Como se observa, o emprego verde é uma possibilidade de aquecer o mercado de trabalho em nível mundial, via um modelo sustentável. Trata-se de uma alternativa para combater o desemprego causado pela crise, promovendo a inclusão social.
1

2

3

Doutor em Economia e Mestre em Economia do Setor Público, ambos pela Universidade de Brasília.
Consultor Legislativo do Senado.
A
OIT no Brasil:
Trabalho
decente para uma vida digna.
Disponível
em http://www.oitbrasil.org.br/node/809, acessado em 22/5/2012.
Disponível em

Relacionados

  • trabalho individual 2015
    3247 palavras | 13 páginas
  • O Desenvolvimento das Comunidades de Aprendizagem online: Um Estudo de caso na Formação de Professores no Amazonas.
    80039 palavras | 321 páginas
  • Mediação familiar
    127946 palavras | 512 páginas