EMPREENDEDORISMO

373 palavras 2 páginas
Introdução:

O que é empreendedorismo?
A palavra empreendedor tem origem francesa "Entrepreneur" e quer dizer aquele que assume risco e começa algo novo.
É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação, empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que em conjunto levam à transformação de ideias em oportunidades.
O empreendedorismo é essencial na sociedade, pois é através dele que as empresas buscam inovação e preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas que possuem motivação singular que querem ser reconhecidas e admiradas por suas ideias.
O primeiro exemplo de empreendedor foi Marco Pólo que assinou um contrato com um capitalista para desbravar os mares e assim criar novas rotas mercantis, Porém o termo empreendedor só surgiu efetivamente no séc. VII com o economista Richard Cantilon.Nessa época o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviçon ou fornecer produtos eram prefixados qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor. Já no séc. XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados provavelmente devido ao inicio da industrialização que ocorria no mundo, como no caso de Thomas Edison e suas pesquisas referentes a eletricidade e química que só foi possível com o auxilio de investidores que financiaram os experimentos.
No final de séc. XIX e XX alguns conceitos administrativos predominaram em virtude de contextos sociopoliticos, culturais de desenvolvimento tecnologico, de desenvolvimento e consolidação do capitalismo entre outros por conta disso os empreendedores foram freqüentemente confundidos com os gerentes ou administradores, o que ocorre até hoje, todo empreendedor deve necessariamente ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todos bom administrador é um empreendedor.
Pois conceito de empreendedorismo te sido muito difundido no Brasil, nos

Relacionados