Empreendedorismo

Páginas: 16 (3998 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
2.1.1 Empreendedorismo
Vários autores têm realizados pesquisas sobre o tema empreendedorismo e os estudos sobre este assunto têm sido grandemente aprofundados nos últimos 30 anos. Schumpeter (1997) afirma que o empreendedorismo consiste em fazer as coisas acontecerem, o empreendedor é responsável pela destruição criativa através da constante inovação. No conceito capitalista e burocrático oempreendedor tem a função social ao promover a inovação e crescimento econômico.
Para Zahra (2000, apud Seiffert, 2005), o empreendedorismo engloba atividades de criação, renovação ou inovação, que ocorre dentro ou fora da organização, inovando em processos, produtos e mercados. Zahra acrescenta que o empreendedorismo refere-se ao processo de criar novos negócios em organizações existentes paraaumentar a lucratividade e fortalecer sua posição competitiva ou renovar estrategicamente o negócio existente.
Dolabela (1999, p. 43), conceitua empreendedorismo como um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação e acrescenta:
“Oempreendedor é um trabalhador incansável. Como gosta do que faz, trabalha a noite, em finais de semana. Mas ele tem consciência da qualidade que deve impor às suas tarefas, ou seja, visa sempre os resultados, e não ao trabalho em si.” (DOLABELA, 1999, p.61).
Nesta mesma linha de raciocínio de Dolabela (1999) temos o relato de Drucker (2003) que considera o empreendedor como não capitalista, embora eleprecise de capital para desenvolver o seu empreendimento e também não é um investidor, apesar de assumir riscos, fato relativo a todos os que se envolvem em qualquer atividade econômica. A essência da atividade econômica é o comprometimento de recursos atuais em expectativas futuras, também não é caracterizado como empregador, pois pode trabalhar sozinho e exclusivamente para si mesmo.
Ano a ano,as micro e pequenas empresas ganham mais espaço e importância na economia. Juntas elas empregam mais de 40 milhões de trabalhadores, que representa mais da metade de toda a mão-de-obra do país. A respeito disto Dornelas (2003, p. 7), revela que empreendedorismo tem se mostrado um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois tem dado suporte à maioria das inovações promotoras destedesenvolvimento.

2.1.2 – O Empreendedor
Atualmente no mundo dos negócios há um crescimento de profissionais em administração com graduação e qualificação. Diante disto surge a necessidade de não ser mais um profissional e sim ter um diferencial ou atitudes que se destaquem. Por isso que para Marcon & Moinet (2000, apud Balestrin e Vargas, 2002), o empreendedor é aquele individuo que, de forma especial einovadora, se dedica às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, mercadorias ou serviços, gerando algo novo a partir de seu próprio conhecimento. O empreendedor é fundador de uma empresa ou entidade; aquele que cria o que ainda não existia.
Tomando como preceito de que o empreendedor sedestaca em suas atitudes, Dornelas (1998) afirma que uma pessoa empreendedora é capaz de identificar negócios e oportunidades. Tem capacidade e visão do ambiente de mercado, sendo altamente persuasivo com pessoas, colocando suas ideias e propondo o crescimento financeiro de seu produto. Precisa estar pronto para assumir os riscos do negócio e aprender com os erros cometidos, pois eles sãopresenciais na vida do empreendedor, porém cabem ao mesmo fazer dos erros, acertos futuros.
















2.3 Marketing
O marketing pode ser definido como um processo de planejamento e execução da concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. O marketing é tanto um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!