EMPREENDEDORISMO

2732 palavras 11 páginas
Sumário

INTRODUÇÃO

O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.
José Dornelas, 2001

A necessidade de desenvolver programas, cursos e atividades de treinamento sobre empreendedorismo parece crescer a cada ano em diversos países. As questões frequentemente levantadas por quem desenvolve esses programas são: Quais cursos deveriam ser oferecidos? Como esses cursos deveriam ser ministrados? Vamos através de este trabalho apresentar algumas diretrizes desenvolvidas, de modo a atender às necessidades da formação profissional, baseando – se em experiências tanto em pesquisa sobre empreendedorismo quanto na criação e administração de programas educacionais voltados para empreendedorismo e pequenos negócio em níveis de formação e graduação universitária.
O trabalho apresenta critérios para identificar as características atribuídas a um empreendedor e o administrador. Entre várias definições de autores, identificamos entre as quais mais se aproxima sobre o nosso ponto de vista da diferença entre um administrador e um empreendedor.
Administrar é uma arte e Empreender é transmitir ideias em oportunidades. Essas colocações são muito simplórias para qualificar dois profissionais importantíssimos no processo das organizações e dos negócios, cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro dos negócios.
Empreendedor: Não podemos considerar empreendedora, apenas pessoas que tem um negócio próprio, um atleta, um artista, um funcionário dentro da sua área, pode empreender e conseguir realizar mais do que a maioria das pessoas. Apesar, de o empreendedorismo estar cada vez mais em evidência, nos artigos, nas revistas, na internet e nos livros e aparentar ser um termo novo para os profissionais, são um conceito antigo.
Administrador: A função do Administrador é distribuída com outras funções essenciais, proporcionalmente entre a cabeça e os membros do corpo

Relacionados