EMPREENDEDORISMO - Fundamentação teórica

274 palavras 2 páginas
EMPREENDEDORISMO

Segundo Razzolini (2012), somente depois do século XVII, é que os economistas começaram a estudar mais detalhadamente o empreendedorismo, e passou-se a entender como empreendedor, o individuo que criava e dirigia um empreendimento, assim este passou a ser visto como um importante agente de mudanças e o empreendedorismo como peça fundamental para a evolução da economia e da sociedade. Para Drucker (1974, p. 25) empreendedorismo é: “prática; visão de mercado; evolução [...] o trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente”. Sabe-se que o empreendedorismo é um fenômeno cultural, e segundo Dornelas (1999, p 31), é:
[...] ”fruto dos hábitos, práticas e valores das pessoas. Existem famílias mais empreendedoras do que outras, assim como cidades, regiões, países. Na verdade aprende-se a ser empreendedor pela convivência com outros empreendedores [...] o empreendedor aprende em um clima de emoção e é capaz de assimilar e experiência de terceiros.

Tendo ainda por base Razzolini (2012), para dirigir um negócio, qualquer que seja seu tamanho, é necessário que o empreendedor domine certos conhecimentos, como a realização de um bom planejamento e a capacidade de gerenciar o grande número de informações disponíveis, que são fundamentais para o desenvolvimento do negócio, porém, estes, são na maioria das vezes ignorados, levando o empreendimento ao fracasso.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier,2001. DRUCKER, Peter. F. O Gerente Eficaz. Editora Zahar, São Paulo, 1974 / RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Administração da Pequena e Média Empresa. Curitiba: IESD, 2012.

Relacionados