Empreendedor de Sucesso

Páginas: 13 (3185 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
A grande trajetória da marca “Sadia”



Attilio Fontana é o criador do frigorífico Sadia e tem uma história de vida digna de um conto de fadas, em uma passagem descrita pela revista HSM management sobre Attilio fala-se: “Menino pobre, filho de camponeses, ele vendia bolachas caseiras na rua para formar o “pé-de-meia” inicial. Teve o primeiro par de sapatos na adolescência.Não completou sequer o curso primário. Mas todas essas provações não foram obstáculos para que iniciasse pequenos negócios, até estabelecer-se em uma vendinha, em sociedade com o irmão e o pai. Aos 21 anos, tornou-se caixeiro e depois sócio de um armazém. Daí por diante, prosperou muito no comércio, principalmente comprando e vendendo porcos, atividade em que adquiriu experiência para montar, em1944, o frigorífico Sadia”.
Trata-se de uma história daquelas que temos orgulho de contar, principalmente por se tratar de uma trajetória vertiginosa que saiu da pobreza para o sucesso e reconhecimento. São casos raros que quando vem à tona tornam-se manchetes, pois a realidade é dura e, geralmente, os mais preparados e que já contam com os recursos (principalmente o financeiro) chegamao sucesso. Mas a possibilidade, embora remota, de qualquer pessoa conquistar espaços relevantes torna a administração algo mágico e capaz de mudar o rumo da vida das pessoas.

Anos 40


A S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada de Sadia a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras dapalavra "Concórdia", DIA.
Na época, o mundo passava por grandes transformações e o cenário industrial brasileiro era promissor. A região de Concórdia, em Santa Catarina, começava a se tornar um importante centro produtor. A criação de suínos e o cultivo de alguns produtos agrícolas posicionavam o município entre os 10 mais prósperos do Estado.
Foi neste contexto que Attilio Fontanacriou a Sadia em 1944. No começo, ele só tinha um pequeno moinho e um frigorífico inacabado. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico. Em 1946, ele já abatia mais de 100 suínos por dia.
Com o avanço industrial do País, os padrões de consumo começaram a mudar e a empresa precisou ajustar-se ao mercado. Em 1947, a Sadia virou marcaregistrada e abriu uma distribuidora em São Paulo. Foi o passo inicial para conquistar o mercado nos anos 50.
De lá pra cá, a Sadia mudou muito. Hoje, é a marca de alimentos mais conhecida no Brasil, exportando para diversos países. Mas as bases do negócio que Attílio Fontana criou em 1944 continuam as mesmas: o respeito ao trabalho, o cuidado com a terra e a valorização datécnica.


Anos 50
  A década de 50 marcou o Brasil por um acelerado processo de industrialização. Em determinado momento, a indústria chegou a ultrapassar significativamente a agricultura na composição do Produto Interno Bruto.
Diante desse cenário, a região de Concórdia dava um importante passo para tornar-se um polode criação e industrialização de suínos no País. Esse processo teve total influência da Sadia, que ajudou a fundar a Associação Rural de Concórdia para congregar os colonos e oferecer orientação técnica na criação de suínos e no cultivo agrícola.
Paralelamente, São Paulo crescia  mais. A cidade oferecia mais empregos, melhor renda e mais oportunidades de consumo. Embora a Sadia játivesse fincado sua bandeira nesse mercado, aumentava o desafio de transportar produtos perecíveis que vinham de Concórdia. Afinal, não existiam caminhões frigoríficos, as estradas eram precárias e as viagens demoravam.
A solução encontrada foi o transporte aéreo. Em 1952, a empresa arrendou um avião da Panair para levar produtos para as duas grandes capitais do sudeste. Era a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um empreendedor de sucesso
  • Empreendedor de sucesso
  • Empreendedor de sucesso
  • Empreendedor de sucesso
  • Empreendedor de sucesso
  • Empreendedores de sucesso
  • Empreendedores de sucesso
  • empreendedores de sucesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!