Empreededorismo e o bacharel em deitoir

904 palavras 4 páginas
Conceito
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão
Importância
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
Dia do Empreendedor
- É comemorado em 1º de julho o Dia do Empreendedor Individual.

Por. José Alberto Araújo
Certa ocasião um ex-aluno que foi contratado em uma grande banca de advocacia me relatou que havia desistido da vaga porque não valorizavam seu trabalho, apesar de chegar sempre no horário, nunca perder prazo e estar com o trabalho sempre em dia. Apesar de toda a dedicação o escritório não aumentou seus honorários.
Este caso me fez lembrar vários outros advogados e advogadas que me relataram histórias parecidas. Que era um absurdo os escritórios pagarem tão pouco para um advogado, depois de tanto esforço durante 5 anos do curso e para ser aprovado na OAB. Reclamam que os escritórios não valorizam a profissão e oferecem em média honorários de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 para trabalhar em período integral.
O primeiro caso relatado acima,

Relacionados