Empirismo

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Empirismo
O empirismo jurídico baseia-se em, a partir de fatos jurídicos, atingirem a formação de leis, princípios e alem disso conceituar Direito. Os neo-empiristas,tomando conhecimento das críticas, dizem que parte de fatos hipoteticamente jurídicos, a fim de se fazer uma verificação posterior. Colocam assim, que não devem ser confundidoscom os empiristas do século passado, pois estes tinham como método a indução, enquanto eles substituem tal método pelo hipotético-dedutivo.
Porem, como seria possível apartir de fatos particulares e contraditórios, propormos um conceito de Direito ou penetrar na consistência do fenômeno jurídico. Na verdade os conceitos que procuramos, seriamconceitos que valessem para qualquer fato e em qualquer lugar, e não para fatos particulares.
Nas ciências naturas existem o "ser", enquanto nas jurídicas existe o "deverser".
Em uma ciência como a física, que estuda os fenômenos puramente da natureza, podemos dizer que os resultados das suas experiências serão sempre exatas, ou seja,quando se faz o mesmo experimento por varias vezes dentro das mesmas circunstâncias, ele terá sempre o mesmo resultado.
Enquanto em uma ciência que estuda a relação entre oshomens, não podemos dizer que sempre haverá o mesmo resultado para todos os experimentos.Se colocarmos dois homens em situações idênticas, pode ser que suas reações sejamdiferentes. Por isso surge o dever ser, regras e condutas que o homem deve seguir.
Baseando em tais fatos surge mais uma objeção ao empirismo: Como é que um jurista parte defatos que "são", para atingir o que deve "ser"?
Por isso seria impossível basearmos as nossas leis e normas a partir de experiências, como ocorre com as demais ciências.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empirismo
  • O Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!